O que é LP na música?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Disco fabricado em vinil usado para gravação e reprodução de som, nomeadamente música. LP são as iniciais de "Long Play", uma vez que este tipo de disco permitia um tempo de reprodução muito superior ao seu antecessor, o disco de 78 rotações por minuto, que armazenava 4 minutos e meio de som por lado.

Um LP ou álbum completo contém entre 7 e 29 faixas de música física ou digital. Este é também o nome de um álbum de estúdio moderno. Um álbum LP tem normalmente entre 35 e 60 minutos de duração.

Todo disco de vinil é feito com ranhuras em sua superfície, que funcionam basicamente como a “digital” de uma onda sonora. Quando a agulha de uma vitrola passa por essa ranhura, a onda sonora que foi gravada no vinil é passada para o amplificador — a grande concha que fica na parte de cima das vitrolas.

Quais são os formatos dos discos em vinil?

  • LP. Formato criado em 1948 começou por ser sobretudo usado para gravações de música clássica, jazz e musicais. ...
  • Single. ...
  • EP. ...
  • Máxi single. ...
  • Picture Disc.

Alta demanda e pouquíssima oferta. Pensando nos discos nacionais, que foram fabricados aqui, essa questão é uma das mais influentes no preço do LP. No Brasil, existem apenas cinco fábricas, sendo duas que produzem a nível industrial e três como oficinas.

Gente, a vitrola e o toca-disco são aparelhos de som que dá pra ouvir vinis, CDs e músicas em pen-drives ou cartões de memória, mas com visual retrô e outras funções modernas!

Geralmente, vão de R$ 900 a quase R$ 3000. Em perfeito estado de conservação, podem valer o dobro disso.

Um EP é considerado 1 a 3 músicas com uma música de pelo menos 10 minutos de duração e um tempo total de execução de 30 minutos ou menos. Ou um EP é considerado 4 a 6 músicas com um tempo total de execução de 30 minutosou menos.

O disco de vinil*, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil (normalmente feito de PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas ...

Se considerarmos apenas essas licenças, a média nacional do processo completo (LP até LO) é de 631 dias (1 ano e 9 meses).

Compacto: o disquinho de 7 polegadas.

No Brasil, o disco de vinil foi lançado comercialmente em 1951, mas só começou a suplantar o disco de 78 rotações em 1964, e dominou o mercado até 1996. A queda nas vendas dos chamados LPs começou de forma crescente, com o lançamento do Compact Disc, o CD, em 1984.

12” LP (Long Play) – é o disco mais conhecido, com 30 cms de diâmetro o LP revolucionou a industria musical.

Inventado em 1948 por Peter Carl Goldmark da empresa americana Columbia Records, o LP rodava a 33.3 rotações por minuto e usava trilhas com uma largura de apenas 0.076 milímetros.

Dentre as terminologias mais adotadas, as de maior ocorrência nos estados são a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).

Very Good Plus (VG+)
São discos normalmente originados da coleção de pessoas muito cuidadosas com seu acervo. Ouvintes que querem apreciar gravações em um estado perfeito, com marcas e ruídos muito leves, que não prejudicam a audição, já consideram esse estado satisfatório.

O vinil é gravado em uma dessas três velocidades: 33 1/3 Rotações por minuto (RPM), 45 RPM e 78 RPM. A maioria dos LPs de 12 polegadas é de 33 1/3 RPMs, e os EPs, de 7 polegadas, e os singles são de 45 RPMs.

O método de inspeção por líquido penetrante é um ensaio não destrutivo utilizado para detecção de defeitos abertos na superfície. Ele pode ser usado em materiais como alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço, aço inoxidável, carbonetos, estelita, certos plásticos e cerâmicas.