O que é lotação tributária Alterdata?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Através do recurso Lotação Tributária é possível cadastrar e ajustar a classificação e as atividades do Fundo da Previdência e Assistência Social (FPAS) da empresa ou departamento.

Como cadastrar uma Lotação Tributária

  1. Acesse a aba "Empresa - Lotação Tributária"
  2. Informe a Empresa e clique em "Novo".
  3. Informe uma Descrição para a Lotação.
  4. Informe o Tipo de Lotação, FPAS e Cód de Terceiros e clique em "Gravar".

O tipo de lotação tributária está no eSocial (S-1020) e existem leiautes utilizando a lotação (S-1200, S-1270, S-2299, S-2399). Permite alterar. O tipo de lotação tributária está no eSocial (S-1020) e nenhum leiaute está utilizando a lotação.

Como cadastrar e vincular uma lotação tributária no sistema
Para vincular a lotação na Empresa: Acesse: Empresa - Empresa e selecione a empresa no qual deseja vincular a lotação. Selecione no campo: "Lotação" a lotação desejada e clique em "Gravar".

Denomina-se lotação o local onde o servidor exerce as atribuições e responsabilidades do cargo público.

Como deve ficar o cadastro da lotação tributária?

  1. Acesse Empresa - Empresa e selecione a empresa.
  2. Verifique qual lotação está informada no campo "Lotação"
  3. Após anotar o código da Lotação utilizada, acesse: Empresa - Lotação Tributária. ...
  4. Neste cadastro deve conferir:

É obrigatório ao Empregador possui no mínimo uma Lotação Tributaria cadastrada, com o tipo de Lotação 01 para Pessoas Jurídicas e 21 para Pessoas Físicas.

Significado de Lotação
Capacidade de um navio, de uma sala de espetáculos etc. Orçamento. Cômputo do rendimento de um cargo ou emprego público. Número de servidores públicos que devem ter um exercício em cada repartição.

Dentre os serviços, está a classificação tributária – alocada na tabela 08 –. Atualmente composta por 18 códigos, prevê as classificações 01, 02 e 03 para empresas optantes pelo Simples Nacional e a classificação 4 para o Microempreendedor Individual. Uma característica do Sistema é a divisão das atividades em eventos.

O Microempreendedor Individual (MEI) utilizará a classificação tributária 04. Aqui, há o recolhimento da CPP correspondente a 3% sobre a folha de salários, sendo dispensado a GILRAT e os Terceiros (Outras Entidades). Lembrando que apenas o MEI com empregado está obrigado ao eSocial.

I - lotação é a unidade na qual o servidor desenvolve suas atividades, quando da entrada em exercício no cargo para o qual foi nomeado e nos casos de lotação provisória e retorno de cessão, quando de sua apresentação no Conselho; II – movimentação interna é a mudança de lotação do servidor de uma unidade para outra.

IV - limpeza e conservação de prédios (FPAS 515);

b) GFIP 2: FPAS 507: valor total da remuneração de empregados e demais segurados do setor industrial, sobre a qual incidirão contribuições para a Previdência Social 20%, RAT variável, salário-educação 2,5%, INCRA 0,2%, SENAI 1,0%, SESI 1,5% e SEBRAE 0,6%.

Vinculando a Lotação Tributária na Empresa

  1. Acesse o cadastro da Empresa em "Empresa - Empresa".
  2. Na aba "Geral" verifique o campo "Lotação" e clique na Lupa.
  3. Selecione a lotação criada anteriormente e clique em "Gravar".
  4. Após os ajustes acesse o Menu "Meu Gerente" e verifique que essa pendência não será mais apresentada.

O que é o evento - S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos. O evento: S-1005 é o evento do eSocial responsável por levar algumas informações complementares da empresa e ou das obras próprias.