O que é lona de nylon?

Perguntado por: amuniz9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A Lona de Nylon é confeccionada por tecido de cordonéis paralelos emborrachados com composto não vulcanizado à base de borracha natural e reforçada com cargas aditivadas. Indicada para uso na reparação de pneus diagonais, reposição de lona e aplicações diversas em que se requeira reforço.

A lona comum é feita basicamente de algodão. Todavia, existe uma variedade de composições que produzem vários tipos de lona. Vamos conhecer um pouco mais? 1 – Lonas Sintéticas – são produzidas a partir do policloreto de vinila (PVC), o polietileno ou o polipropileno.

O Nylon Ripstop pode ser impermeável, resistente à água, resistente ao fogo ou ter porosidade zero (não permite a entrada nem de ar, nem de água).

Por se tratar de um material natural, a lona de algodão prejudica menos o meio ambiente uma vez que pode ser reciclada. Em alguns modelos a lona recebe o acabamento encerado o que deixa o produto resistente a água. NYLON - É uma fibra têxtil sintetizada em laboratório e faz parte da classe dos polímeros.

Dois tipos comuns de Nylon são o PA 6.6 e o PA 6. O PA 6.6 é fabricado a partir da hexametilenodiamida e do ácido adípico, sendo que ambas possuem 6 átomos de carbono em suas cadeias, por isso é chamado de PA 6.6, e o PA 6 é fabricado a partir da caprolactama, também com 6 átomos de carbono (PA 6).

Sua composição consiste em carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. É uma fibra leve, resistente e lisa, que derrete com facilidade quando exposta a altas temperaturas e que não retém sujeira. Sua capacidade de absorção é muito baixa, o que permite que seque facilmente.

O Nylon 70 talvez seja um dos maiores e mais importantes tecidos do mundo têxtil, pois proporciona maior durabilidade e resistência as peças produzidas com ele.

O nylon, no português náilon, é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, faz parte da classe dos polímeros e é muito usada na fabricação de roupas femininas como lingeries, roupas de banho (biquínis, maiôs).

As lonas de tecido acrílico são as melhores opções! Feitas de um material sintético, elas apresentam uma boa retenção de calor e cobertura da luminosidade. Portanto, conseguimos afirmar que elas criam um ambiente bem agradável.

Policarbonato. O policarbonato é um composto translúcido, assim como o vidro, mas com a vantagem de ser mais resistente. Além disso, ele é bastante leve, característica que facilita seu manuseio e sua instalação. Ele permite uma boa passagem de luz natural, além de proteger o local da chuva e dos raios UV.

Para uma lona de qualidade é preciso escolher um bom fornecedor. Além disso, o material tem grande impacto em sua durabilidade. Optar por fibras sintéticas e resinas misturadas com metais é o ideal.

O plástico de nylon exibe uma propensão a absorver umidade e portanto possui uma estabilidade dimensional mais pobre do que outros plásticos de engenharia. As propriedades de poliamida variam desde o PA 66, duro e resistente, ao PA 12, macio e flexível.

A poliamida (nylon) é um termoplástico com cadeia linear, também pode ser classificada como plástico de engenharia.

O Polipropileno e o Polietileno proporcionam a fabricação de uma corda capaz de flutuar. As fibras são 60% mais frágeis que o nylon. São altamente resistentes a ácidos e produtos químicos, mas raramente usadas em operações que envolvem vidas.

Neste artigo, vamos destacar cinco lonas diferentes:

  • Lona Impermeável;
  • Lona em PVC;
  • Lona Carreteiro;
  • Lona de Tela;
  • Lona Encerada.

Lona de pvc
Seu revestimento é resistente, impermeável e durável, oferecendo excelente proteção contra fatores naturais como: chuva, vento forte e exposição à luz solar .

A lona de polietileno é indicada para quem quer um ambiente agradável, que proporcione bastante sombra, seja resistente e de fácil limpeza. Além disso, esse material conta com proteção UV.

Nylon é amplamente utilizado na indústria de automóveis devido a sua maior resistência à temperatura, baixa densidade e mais baixo custo de fabricação, principalmente utilizado para o compartimento do motor.