O que é lombalgia menstrual?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Uma variedade de sintomas se manifestam nesta fase no ciclo menstrual¹. Dentre eles, a lombalgia, também conhecida como dor nas costas, é um sintoma que pode exercer grande influência sobre a qualidade de vida da mulher¹. A lombalgia se caracteriza pela dor moderada ou intensa na região lombar.

É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.

A mulher pode reclamar de dor lombar forte, que pode ser confundida com problemas de coluna. Não é raro que a mulher com endometriose tenha ido a vários ortopedistas antes do diagnóstico da doença. A dor também pode se irradiar para a raiz da coxa e para a perna, podendo chegar abaixo do joelho.

Sintomas de endometriose
Dor/cólicas fortes. Dor durante e/ou após a relação sexual. Dor ao evacuar (fazer cocô) Dor nas costas, principalmente na lombar.

  1. Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão.
  2. Cruze uma perna sobre a outra, mantendo o joelho dobrado.
  3. Coloque a mão oposta no joelho dobrado e use-a para puxar a perna em direção ao peito.
  4. Mantenha o alongamento por 30 segundos e, em seguida, solte a perna e repita o exercício com a outra perna.

Normalmente, as dores nas costas têm a ver com a ação de uma substância chamada prostaglandina, responsável por provocar contrações no útero e causar dores na região pélvica. Na prática, essa sensação se espalha também para a região lombar, resultando em lombalgias.

A dor nas costas pode originar na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas, como: cólica renal ou ovariana, infecções, infarto do miocárdio e outros problemas.

A lombalgia é ameaçadora quando é causada por um trauma na medula espinhal ou por uma doença progressiva que pode mutilar ou matar. Causas sinistras de dor lombar são raras, felizmente.

A crise de Lombalgia ou dor lombar aguda é descrita como uma dor de forte intensidade do tipo fisgada, facada, queimação e as vezes mal definida na região lombar baixa essa dor pode ser localizada ou irradiar para região posterior dos glúteos e coxas.

Quando a dor nas costas persiste por mais de seis semanas é indicado procurar ajuda profissional. O tratamento da lombalgia costuma ser feito pela médica ortopedista. É ele quem está preparado para cuidar da saúde do aparelho locomotor, incluindo ossos, músculos, ligamentos e articulações.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Endometriose profunda
Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos no período menstrual.

A endometriose pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (PID) ou miomas.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

Ela possui três diferentes maneiras de se manifestar, com distintos graus de desenvolvimento.

  • Endometriose Superficial:
  • Endometriose Ovariana:
  • Endometriose Profunda:

Endometriose pode acometer praticamente qualquer órgão, inclusive o coração - 24/11/2019 - UOL VivaBem.

Como aliviar a dor lombar
Fazer alongamento para as costas pode aliviar as dores e a tensão muscular; Fazer exercícios de respiração e meditação; Nunca se automedicar e procurar auxílio médico para receber a melhor orientação sobre a necessidade e o tipo de medicamento mais indicado para o seu caso de lombalgia.