O que é Locatario e inquilino?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O locatário é o sujeito que irá alugar determinado imóvel ou bem por meio de um contrato de locação. Também pode ser chamado de inquilino ou arrendatário.

Ou seja, o locador é o indivíduo que oferece o imóvel.
Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais.

O locatário é a pessoa que alugará o imóvel do locador por um determinado período previsto no contrato. Assim, ele também é conhecido como inquilino. Para que este contrato seja firmado, mensalmente deve ser realizado o pagamento relativo ao aluguel.

Em linhas gerais, o locador - segundo a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91), é o responsável por todas as despesas relacionadas aos danos causados na estrutura, ficando para o locatário os gastos com manutenção e conservação do imóvel - porém, há exceções.

Qual é a rotina de alguém que vive de aluguel? Cuidar de imóveis para locação é algo que dá algum trabalho, como lidar com interessados, inquilinos e profissionais da manutenção, como eletricistas, encanadores, serralheiros e marceneiros. Ainda assim, é bem menos moroso que um emprego convencional e bem mais rentável.

Uma das principais obrigações do inquilino é realizar o pagamento do aluguel, de acordo com o valor definido no contrato com o proprietário. Além disso, ele deve também pagar despesas como água, luz, telefone, gás, esgoto e taxa de condomínio, se houver.

Locação e aluguel é a mesma coisa, mas, cada termologia dá mais sentido de uma forma diferente para situações parecidas, como: você vai realizar uma locação de imóvel x; aluguel quer dizer que você tem, como moro em uma casa de aluguel, possuo imóveis para locação.

Ou seja, diante da morte do inquilino, o contrato de locação (residencial ou comercial) — com todas as condições discriminadas no documento — passa a ser de responsabilidade de seus herdeiros, cônjuge, companheiro ou sucessores.

O pagamento da caução do aluguel é uma garantia que o inquilino concede para o dono do imóvel. Esse valor é uma forma do proprietário de proteger contra danos ao local ou inadimplência do aluguel.

São obrigações do locador entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; garantir o uso pacífico do imóvel locado; manter a forma e o destino do imóvel; responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação; fornecer ao locatário caso solicitado descrição minuciosa do estado do ...

O contrário de inquilino é: Principais antônimos de inquilino: 1 proprietário, senhorio, locador, alugador, arrendador, dono.

limpeza, pintura e conservação das áreas comuns e da infraestrutura geral do edifício (interfones, elevadores, portões, etc); consumo de água, luz e esgoto do condomínio e também podemos citar o seguro contra incêndio.

De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário que não paga o aluguel pode ser obrigado a deixar o imóvel em até 15 dias. É preferível fazer o pedido de despejo no período de até 60 dias depois da inadimplência. No entanto, se assim desejar, o locador pode entrar com a ação já no dia seguinte ao atraso no aluguel.

Conforme o artigo 23, inciso XII, da Lei do Inquilinato, “o locatário (inquilino) é obrigado a pagar as despesas ordinárias de condomínio”. Já o artigo 22, inciso X, determina que “o locador (proprietário do imóvel) é obrigado a pagar as despesas extraordinárias do condomínio”.

O marido de aluguel ou faz-tudo é um profissional da construção civil que, como o nome sugere, faz diversos tipos de serviços. Ele pode ser contratado para pequenos reparos, como troca de uma torneira ou conserto de uma vedação, por exemplo.