O que é lobo frontal e qual sua função?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Frontal. Está localizado diretamente atrás da testa. Fica responsável pelos movimentos voluntários do corpo, a linguagem e o gerenciamento das habilidades cognitivas. Os lobos frontais são considerados o centro de controle comportamental e emocional e responsável pela personalidade.

Lobo Frontal: como nome já diz, fica localizada na parte da frente do cérebro. É responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, além da programação de necessidades individuais e emoções.

Se for extraída a parte posterior do lobo frontal esquerdo, a fala pode ficar comprometida. “Quando a lobotomia é feita até por volta dos 3 anos de idade, o outro hemisfério do cérebro pode assumir a função da parte extraída, e não haverá seqüelas”, explica Cypel.

Para ativar o córtex pré-frontal você precisa pensar sobre qual é seu objetivo e quais serão os benefícios. A conscientização, estabelecimento de metas parciais e recompensas imediatas e futuras é um passo relevante. Ação. Comece, sem aguardar o momento ou as condições perfeitas.

cerebelo

O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio. O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

O estudo de pacientes lesionados revela que pacientes com lesão pré-frontal têm dificuldades na tomada de decisões e no raciocínio social.

Os pacientes com TDAH apresentam alterações na região frontal do cérebro. Essa parte do órgão que comanda nosso sistema nervoso central é responsável por inibição do comportamento, capacidade de atenção, autocontrole, planejamento e memória.

cerebelo

O cerebelo, localizado logo abaixo do telencéfalo e um pouco acima do tronco cerebral, coordena os movimentos do corpo. Com a informação que recebe sobre a posição dos membros, enviada pelo córtex cerebral e pelos gânglios basais, o cerebelo ajuda os membros a se moverem com maior suavidade e precisão.

Lobo frontal
Giro frontal médio: localiza-se entre os sulcos frontais superior e inferior. Giro frontal inferior: localizado inferiormente ao sulco frontal inferior. É a área motora da fala. No lado direito está envolvido com o ritmo e entonação da fala.

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

O lobo frontal forma a porção mais anterior do hemisfério cerebral, e se encontra separado do lobo parietal, posteriormente, pelo sulco central, e do lobo temporal, póstero-inferiormente, pelo sulco lateral (fissura de Sylvius). A parte mais anterior do lobo frontal é conhecida como polo frontal.

É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza... leia mais ), como também ao comprometimento de uma ou várias das muitas funções específicas que contribuem para a experiência consciente.

Lóbulos do Cérebro (Lobos Cerebrais)
As denominações de lóbulo frontal, parietal, temporal e occipital, estão associadas aos ossos do crânio.

Córtex cerebral
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

No tálamo, as informações sobre a dor são projetadas por várias áreas do córtex cerebral e regiões subcortical. Córtex temporal esquerdo, córtex pré-frontal e Sistema Límbico contribuem para interpretar os impulsos na forma da sensação de dor e a modular o comportamento.

tronco encefálico

tronco encefálico; cérebro, a principal estrutura e a maior, encontrada no encéfalo.

Lesões nos lobos frontais podem se manifestar através de sintomas relacionados à motricidade como paresias em geral, afasia de Broca e movimentos involuntários dos olhos. Pode haver também manifestações não-motoras, estas estando relacionadas a danos no córtex pré-frontal.