O que é livrar o flagrante?

Perguntado por: lpinheiro8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O que pode ser feito para livrar um flagrante? A única alternativa para não ser conduzido, de imediato, à delegacia em uma situação de flagrante delito é a fuga do local do crime, mas essa conduta não impede necessariamente que o autor de um delito seja preso em flagrante.

É o exato momento em que o agente está cometendo o crime, ou, quando após sua prática, os vestígios encontrados e a presença da pessoa no local do crime dão a certeza deste ser o autor do delito, ou ainda, quando o criminoso é perseguido após a execução do crime.

Conheça todas as Espécies de prisão em flagrante:

  • Flagrante Próprio (real, perfeito ou verdadeiro) ...
  • Flagrante Impróprio (irreal, imperfeito ou quase flagrante) ...
  • Flagrante Presumido (ficto ou assimilado) ...
  • Flagrante Provocado (preparado) ...
  • Flagrante Forjado (maquinado, armado) ...
  • Flagrante Esperado.

Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. O dispositivo concede essa prerrogativa à população, e obriga os agentes policiais do Estado, a realizar a prisão em flagrante do delituoso.

Quando o indiciado se livra solto: O indiciado se livra solto sempre em flagrante de crime para o qual não haja previsão de pena privativa de liberdade. Aliás, não será lavrado o auto se a pena máxima for de até dois anos ( artigo 69, parágrafo único, da Lei n.

O relaxamento da prisão em flagrante ocorre quando esse tipo de prisão se reveste de ilegalidade. A ilegalidade da prisão em flagrante pode ser auferida analisando-se a legislação processual penal e os atos praticados no caso concreto.

O Projeto de Lei 1906/22 considera flagrante delito o agressor ter sido filmado ou fotografado cometendo o crime de violência contra a mulher. Conforme o texto, para a configuração do flagrante delito bastará a entrega dos respectivos registros à autoridade policial logo após a prática do crime.

A Lei de Drogas vai além e em seu art. 44, caput, prevê que não tem fiança para tráfico de drogas, mas também proíbe a concessão de liberdade provisória aos acusados por esse crime.

O relaxamento da prisão ocorre nas hipóteses de prisão preventiva, que sofreu algum tipo de ilegalidade, ou não possui os requisitos para sua decretação.

Ao chegar à Delegacia de Polícia, apresente-se como advogado criminalista do seu cliente e peça para falar com a autoridade policial. Você também pode se inteirar melhor do caso conversando com o escrivão responsável, se já houver um. Seja gentil, não é o caso de se apresentar de forma autoritária.

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

O pedido de liberdade provisória pode ser concedido (com ou sem fiança), ainda, durante a audiência de custódia que, por sua vez, deve ocorrer no prazo máximo de até 24 horas depois da realização da prisão.

Caso esteja cometendo algum ato ilegal, deve ser filmado e o vídeo deve ser encaminhado à Corregedoria. Se tudo estiver conforme a lei, não existe dano à imagem. Resumidamente, filmar uma ação policial é o exercício pleno do direito fundamental da liberdade de expressão e de fiscalização da atuação do poder público.

Não é ilegal gravar alguém sem seu consentimento em um local público, especialmente se ele não tiver expectativas razoáveis de privacidade. Mas, em um ambiente privado, como um banheiro ou um vestiário, gravar alguém sem seu conhecimento é ilegal.

Filmar ou fotografar a privacidade de uma pessoa pela janela de casa é crime.

Tráfico - previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006. Vender, comprar, produzir, guardar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar para consumo, mesmo que de graça, dentre outras condutas. Pena: 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa de 500 à 1500 dias-multa.

Leandro Magalhães há 6 anos
Difícil, pois há muitas situações, tem coisas que aumentam ou diminuem a pena, para isso precisamos de mais detalhes. A grosso modo, a pena para tráfico é entre 5 a 15 anos.

Quando há prisão em flagrante, a presença de um advogado é fundamental. É ele que irá conversar e explicar ao conduzido as consequências e instruções para o interrogatório. Durante todo o processo de flagrante, ele também ficará atento à legalidade do que está acontecendo, buscando contraprovas e testemunhas.

O advogado, no exercício da profissão, somente poderá ser preso em flagrante em caso de crime inafiançável, sendo imprescindível a presença de representante da OAB para assisti-lo. Nos demais casos, deve ocorrer a comunicação expressa à OAB, sob pena de nulidade da prisão.