O que é líquido negativo na folha de pagamento?

Perguntado por: ngouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Se, ao longo do período previamente determinado para a compensação, não houver esse equilíbrio, ou seja, se o colaborador tiver trabalhado menos horas do que era necessário, o banco de horas fica “negativo”, permitindo o desconto na folha de pagamento.

Quando o líquido for negativo, o sistema irá gerar um arredondamento suficiente para zerar o líquido. Desse modo, não podemos efetuar Recálculo, pois já está considerado o pagamento do Salário Família e, novamente, o Líquido será zerado entendendo que não houve esse pagamento, gerando o evento de Arredondamento.

462 da CLT: Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. § 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito.

Não. A rescisão do contrato de trabalho não pode ter saldo negativo, na medida em que, o empregado trabalha para receber seu salário e não para pagar a empresa.

O banco de horas negativo é descontado pelo empregador na folha de pagamento do colaborador quando ele trabalha horas a menos. Assim como a empresa tem o dever de pagar pelas horas trabalhadas além do tempo estipulado, ela também tem o direito de abater do salário o tempo trabalhado a menos.

O saldo negativo é um crédito tributário que as empresas do lucro real e presumido possuem e que pode se transformar em dinheiro após determinado período.

Os números negativos aparecem principalmente nos saldos das contas bancárias quando se gasta mais dinheiro do que se tem, ou seja, fica devendo, por isso a quantia aparece como negativa.

Ou seja, o empregado não pode ficar devendo para a empresa pelo desconto do aviso prévio. Caso o valor seja superior às demais verbas devidas, ele não receberá nada, mas também não pagará nada para o empregador.

Arredondamento automático (múltiplos de) – Quando o valor é maior que 0, ao gerar um adiantamento, folha mensal, férias, ou rescisão (caso o parâmetro “Arredonda valores no cálculo de rescisão?” esteja marcado como “Sim”) será calculado arredondamento para ajustar o valor total calculado, ou seja, o valor líquido.

Quando configurado casas de arredondamento no cálculo de 13° Salário, o desconto deste arredondamento será feito da seguinte forma: O arredondamento pago na 1° parcela será descontado na 2° parcela e da 2° parcela será descontado apenas na folha mensal de Janeiro do Ano subsequente e não na folha mensal de Dezembro.

A rubrica de provento '990- ESTOURO DO MÊS' é demonstrada automaticamente quando a folha possui valor negativo. Como na folha não pode haver valores negativos, o sistema dispara esta rubrica a fim de zerar o valor no cálculo.

Somente poderão ser debitados valores da conta salário se o próprio cliente assinar um documento autorizando o ato. Isso se aplica a parcelas de empréstimos e financiamentos, por exemplo. Mesmo assim, o valor não pode ultrapassar 30% do total recebido.

O artigo 462 da CLT estabelece que “ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.”

Os descontos no salário do trabalhador não podem ultrapassar 70% do valor recebido por este. Essa é uma regra da CLT, que está descrita no Art.

É fundamental que o empregado desligado da empresa confira todos os valores constantes em sua rescisão e sendo verificado algum erro, o qual a empresa se nega em corrigir, busque a ajuda de uma advogada trabalhista para que seus direitos sejam preservados e seja ajuizada uma Reclamação Trabalhista de forma adequada.

Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.

No entanto, é importante ressaltar que se o erro no valor da rescisão for reconhecida em juízo, a empresa pode inclusive ser condenada de pagar, além das diferenças rescisórias, multas previstas nos artigos 467 e 477, § 8º da CLT.

Se dentro do período de 6 meses o empregado não usufruir do banco de horas, a empresa deverá ressarci-lo monetariamente à título de Horas extras. Em caso de Rescisão Contratual e banco de horas positivo, a empresa deverá, no Termo de Rescisão, efetuar o pagamento das horas excedentes como horas extras.