O que é lipase baixa no exame de sangue?

Perguntado por: zpires9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por outro lado, os níveis baixos de lipase geralmente indicam a presença de fibrose cística.

Os principais sintomas desse problema são dor progressiva no abdômen, dor irradiada nas costas, vômitos e náuseas, icterícia e erupções na pele.

Quais são os resultados possíveis para o exame Lipase? Os valores de referência são entre entre 7.80 U/L e 77.98 U/L. Valores fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico.

Alimentos ricos em enzimas digestivas naturais

  • Abacaxi;
  • Mamão;
  • Abacate;
  • Kiwi;
  • Banana;
  • Mel;
  • Própolis;

Como entender o resultado. O valor de referência da lipase é até 60U/L, sendo o exame considerado normal quando o resultado é inferior a esse valor de referência. No entanto, os valores podem variar de acordo com o laboratório em que o exame é realizado e a técnica que é utilizada para fazer a dosagem.

As matérias primas utilizadas como indutores para a produção de lipases são geralmente óleos, sendo o principal deles o óleo de oliva, devido a sua grande proporção de trioleína, substrato ideal para muitas lipases.

A maioria dos médicos prefere visualizar o pâncreas com tomografia computadorizada, mas a ressonância magnética também pode ser feita.

Lipases são enzimas que catalisam a hidrólise de triacilgliceróis, com liberação de ácidos graxos que podem estar associadas com a deterioração de muitos alimentos.

Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

A insuficiência pancreática exócrina (IPE) acontece quando esse órgão tem dificuldade para realizar o seu trabalho. O resultado são sintomas como desnutrição, diarreia, fezes com gordura (esteatorreia), deficiência de vitaminas, inchaço e perda de peso inadequada.

Quais valores de referência da lipase? Os níveis normais em crianças de 0 a 1 ano são de 0 a 29 U/L, de 1 a 12 anos são de 10 a 37 U/L, de 13 a 18 anos são de 11 a 46 U/L e maiores de 18 anos são de 13 a 60 U/L e esses valores variam de acordo com cada laboratório e histórico médico.

pâncreas

Lipase é uma enzima produzida pelo pâncreas.

Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes. Estes alimentos contam com altas doses de gordura saturada, que é prejudicial ao órgão.

A deficiência de enzimas pode ser a causa de diversos sintomas gastrointestinais, como dor, distensão abdominal, diarreia e sensação de empachamento. Os restos dos alimentos presentes no intestino provenientes da má digestão podem ser metabolizados pela microbiota presente e desencadear desequilíbrios.

insulina

Lipase hormônio sensível, que é inibida pela insulina e menos ativa no pós-prandial.

Não há um exame de sangue que diagnostique a pancreatite aguda se feito isoladamente, mas alguns exames a sugerem. As concentrações sanguíneas de duas enzimas produzidas pelo pâncreas, a amilase e a lipase, geralmente aumentam no primeiro dia da doença, mas voltam ao normal no prazo de três a sete dias.

As principais enzimas são: protease (digestão da proteína, sendo algumas específicas para glúten e caseína), amilase (digestão de carboidratos), lipase (digestão de gorduras), lactase (digestão da lactose) e pancreatina (composta de amilase, protease e lipase).