O que é linha fina em um texto?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

A linguagem em que a linha fina é formulada se caracteriza como referencial e também explicativa.

c) Quais informações são trazidas pela linha fina? Resposta: A linha fina apresenta o tema que será tratado na reportagem.

Esterlina 8

Esterlina 8 é a linha mais fina, fabricado com o melhor algodão do mundo, importado diretamente do Egito ela possui torcimento suave e um brilho excepcional, possibilitando a confecção de peças em crochê e tricô manual.

Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo.

O nome do autor também não aparece na imagem. Em textos jornalísticos geralmente vem depois do título ou ainda no fim do texto.

O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.

Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor. O caráter condutor do lide se aplica para quem lê e para quem escreve.

A linha fina é um pequeno complemento do título ou manchete presente no jornal. Dessa forma, ela contextualiza o título antes do leitor seguir para o texto.

A linha é um dos elementos da linguagem visual. Uma linha corresponde a uma sequência de pontos. Além disso, deve possuir uma direção e sentido, não sendo apenas um contorno.

Resposta: "Casal", "Linus" e "Sabina Jack". Aparentemente é assim que o texto se refere às pessoas salvas.

* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.

Dois objetivos centrais orientam a elaboração dos títulos em reportagens impressas: um argumentativo, antecipando o ângulo de abordagem do assunto em pauta; outro persuasivo, despertando a atenção do leitor.

Tipos de linhas retas no espaço de acordo com sua disposição

  • Linha horizontal. ...
  • Linha vertical. ...
  • Linha oblíqua. ...
  • Linhas retas secantes. ...
  • Linhas retas perpendiculares.

Cléa é um fio super delicado que tem uma torção alta, bem fechadinha. Isso contribui para que o resultado da peça seja sofisticado e leve, ou seja, perfeito para quem procura um fio para trabalhos rendados.

O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

li·de de. [ Imprensa ] Parte introdutória de um artigo ou notícia, geralmente o primeiro parágrafo, que sintetiza o conteúdo do texto que se segue. Confrontar: lead, lida, lied.

A Lide se estabelece entre dois sujeitos, titulares de interesses contrários, uma a pretender subordinar o interesse do outro ao próprio e outro a opor resistência a essa pretensão.

É uma paráfrase porque o redator reescreveu, com suas palavras, o que o biólogo e professor francês Jean-François Bouvet teria afirmado. O redator optou pelo discurso indireto, ao usar a expressão "afirma que". Em vez de reproduzir fielmente as palavras do biólogo, o redator preferiu resumir o que ele disse.

É um espaço que deve ser preenchido com informações adicionais e expressões que chamem a atenção do público.

Resposta verificada por especialistas
Nas notícias geralmente predomina o tempo presente, pois é uma forma de atualizar o fato para o leitor, que tem a impressão que o fato ainda está acontecendo.