O que é linha egípcia?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A técnica consiste em utilizar uma linha para arrancar os pelos pela raiz, desde os mais fininhos até os maiores, de diversas regiões do corpo. O procedimento consiste em pegar uma linha específica, amarrar as duas pontas formando um cruzamento onde os pelos são fixados e arrancados pela raiz.

A depilação egípcia, popularmente conhecida como depilação à linha, tem efeito parecido com o da depilação à cera e arranca todos os pelinhos desde a raiz. Esta técnica, feita com uma linha de algodão, não agride a pele, não tem contraindicação e pode ser feita em todas as partes do corpo.

Benefícios da depilação egípcia
Não mancha a pele; O pelo demora mais para crescer; Não causa alergia; Pode ser feita mesmo se a pessoa estiver em tratamento estético.

Benefícios da depilação com linha

  • É higiênica e natural.
  • Não agride a pele.
  • Deixa o pelo cada vez mais fino e fraco.
  • Ativa a circulação e elimina células mortas.
  • Retira os pelos mais finos e curtos.

Além disso, os resultados do procedimento tendem a durar muito, cerca de 30 dias. O método pode ser utilizado para arrancar os pelos de qualquer região do corpo. Porém, é comumente utilizada na região do rosto, para depilação de buço e sobrancelhas.

Como fazer:

  1. Apare os pelos com a tesoura;
  2. Deixe cair água morna na região, para dilatar os poros;
  3. Lave a região com sabonete íntimo ou neutro;
  4. Passe a lâmina delicadamente, no sentido do crescimento dos pelos;
  5. Limpe a lâmina a cada passada;
  6. Repita o passo 4 até a depilação ficar do jeito que você deseja.

Durante a depilação de sobrancelha com linha deve ser usado, necessariamente, uma linha de algodão ou polyester. Qualquer outro tipo de material poderia causar lesões na pele. Antes de dar início ao procedimento, é preciso passar talco na pele para tirar a oleosidade e facilitar o movimento da linha.

Entende-se como perianal toda a região que está situada ou que se forma na margem do ânus. Neste tipo de depilação serão eliminados os pelos localizados na lateral anal e no cóccix. A perianal é muito buscada por mulheres que desejam se livrar totalmente dos pelos na região íntima, e isso inclui a virilha e o ânus.

O preço da depilação egípcia no Studio 278 vai de R$25 (só o buço) a R$100 (todo o rosto). Logo após o processo, a pele fica vermelha por cerca de vinte minutos. É necessário passar soro fisiológico, água termal e, no fim, protetor solar ou hidratante.

VOCÊ SABIA A DIFERENÇA ENTRE ESSAS DUAS CERAS? A HIDROSSOLÚVEL é uma cera morna, conhecida pelo método de epilação egípcia, a sensação de incômodo dessa cera Hidrossolúvel é menor no momento da epilação, quando comparada a cera do método espanhol, pois tem menor aderência a pele, e remove os pelos sem ressecá-la!

As regiões do corpo que podem ser depiladas com linha são o rosto: sobrancelhas, buço e lateral do rosto, barba, e também as axilas, pernas e virilha.

O método espanhol é aquele que usa a técnica de retirar a cera puxando com as mãos, sem a necessidade do uso de papel para depilação. Nossa exclusiva técnica de aplicação da cera na temperatura do corpo, propicia a dilatação dos poros.

A PASTA GREGA SPA DEPIL By Adriana Teixeira é um método de epilação inovador e altamente profissional, no qual elimina os pelos pela raiz aumentando assim a durabilidade do processo epilatório retardando o tempo de crescimento dos pelos. Sua fórmula hidrossolúvel traz maior conforto para a pele.

A depilação egípcia não é possível ser realizada em casa, sozinha, como a pinça e cera. Mas existem alguns aparelhos que imitam o movimento das mãos, o que permite realizar o processo sozinha. A principal reclamação é em relação à dor, que pode variar de pessoa para pessoa.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Chamamos de epilação a retirada dos pelos por meio de cera quente ou fria, laser, pinça, máquina depilatória, entre outros. Já na depilação, somente a parte do pelo que está na superfície da pele é removida. Portanto, é natural que no primeiro processo os pelos levem mais tempo para crescer novamente.

A palavra depilação inclui as lâminas, aparadores de pelo e cremes depilatórios. O termo correto seria Epilação que diz respeito à retirada dos pelos desde sua raiz do bulbo piloso tornando assim o método de remoção dos pelos de efeito prolongado, com resultados mais duradouros.

Depois de depilar, evite o uso de cremes, óleos e hidratantes, pois os poros ficam abertos após a depilação e esses produtos podem obstruí-los, o que facilita o surgimento de pelos encravados e também pode provocar irritação. O único creme permitido neste momento é o pós-depilatório, específico para esta situação.

Então, para quem tem melasma, a maneira mais segura de depilar sem agredir a pele é com linha e pinça? Sim e não. Se tivermos que eleger um método “menos pior” de remover os pelos, sem dúvida nenhuma a linha e pinça são as melhores opções, mas ainda assim podem piorar o melasma.

O laser pode agir tanto atraído pela melanina do pelo (laser de alexandrite), como pela hemoglobina que alimenta o pelo (laser ND:YAG). Quando a raiz do pelo é atingida pelo laser ela é eliminada definitivamente, e o pelo não volta mais a crescer. Por isso, é o método mais eficaz e duradouro.