O que é linguagem impessoal exemplos?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os verbos que exprimem fenômenos naturais são verbos impessoais, como: alvorecer, amanhecer, anoitecer, chover, chuviscar, escurecer, esquentar, estiar, garoar, gear, nevar, orvalhar, relampejar, saraivar, trovejar, ventar. Esses verbos são usados apenas na 3. ª pessoa do singular.

Olha só:

  1. Exemplo de impessoalização da linguagem. “É de fundamental importância diminuir a duração das reuniões na empresa” ...
  2. 1.Coloque o sujeito no plural para generalizá-lo. ...
  3. Oculte o agente. ...
  4. Use o sujeito Indeterminado. ...
  5. Use a voz passiva. ...
  6. Use um agente inanimado.

Essa forma utilizada é o que chamamos de impessoalidade. O objetivo dela é ocultar o sujeito da ação. Uma das formas de dar este efeito impessoal é usar o verbo ser na terceira pessoa do singular em expressões como: é preciso, é urgente, é necessário, é obrigatório etc.

Significado de Impessoal
[Gramática] Diz-se do infinitivo do verbo que não pode ser flexionado. Imparcial; sem resquícios de julgamento pessoal: crítica impessoal. Anônimo; que não demonstra traços individuais: som impessoal. Cuja existência não se manifesta como pessoa; sem características de pessoa.

Classificação dos verbos defectivos
Os verbos defectivos podem ser divididos em: Verbos Pessoais: têm sujeito, mas não são conjugados em todas as formas (carpir, delinquir, extorquir). Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar).

Tinha muitas pessoas na confraternização. Tinha várias opções de hospedagem. Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. Quando estiver auxiliando o verbo haver, ele também seguirá a mesma regra.

No infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado, o verbo permanece sempre igual. No infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado, o verbo sofre flexão em número e pessoa (eu, tu, ele, nós, vós, eles), conforme o sujeito.

São exemplos de verbos impessoais:

  • alvorecer, chover, anoitecer e trovejar.
  • amar, morrer, crescer e ser.
  • haver, fazer, parecer e ser.
  • correr, jogar, cantar e partir.
  • anoitecer, chuviscar, nevar e falar.

É aquela que apresenta verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso. Sabemos que os termos essenciais de uma oração são o sujeito e o predicado. Entretanto, há orações que apresentam verbos impessoais, ou seja, que não se referem a uma pessoa do discurso e, por isso, não admitem sujeito.

Tal aspecto se deve a não existência de determinados fatores, tanto de ordem morfológica, quanto eufônica (referente ao som que uma determinada palavra produz ao ser pronunciada). Assim sendo, afirmamos que esses verbos (impessoais) apresentam somente a terceira pessoa do singular, visto que não possuem sujeito.

Impessoalidade: toda redação técnica deve utilizar uma linguagem impessoal, ou seja, o autor não deve exprimir opiniões pessoais nem fazer juízo de valor a respeito do assunto tratado, sendo assim, há um distanciamento entre mensagem e autor.

  • Linguagem visual. A linguagem visual pretende comunicar com os receptores da mensagem por meio de imagens. ...
  • Linguagem corporal. Fique atento com a sua linguagem corporal, que é um exemplo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos e posturas podem denunciar a sua intenção. ...
  • Linguagem oral.

A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal.

O que é linguagem impessoal? Ocorre linguagem impessoal quando o texto não revela a opinião pessoal de quem o escreve. O texto pode conter assuntos diversos e muito importantes, mas de uma forma impessoal, ou seja, sem revelar a pessoa. Por exemplo: bula de remédios, receitas, informações técnicas, e muitos outros.

2 sinônimos de impessoal para 1 sentido da palavra impessoal: 1 comum, banal.