O que é linguagem arcaica exemplos?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Arcaísmo linguístico é o uso de palavras antigas ou pouco usadas numa linguagem cotidiana. É considerado um vício de linguagem porque pode atrapalhar o processo comunicativo, dificultando a compreensão da mensagem transmitida.

O arcaísmo deve ser usado com tento e perícia, de modo que o seu significado seja percebido claramente, e não pareça empregado de propósito. Os mais brilhantes escritores de todas as línguas cultas soem usar o arcaísmo como beleza de linguagem.

O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.

O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. Utilizar esses termos torna o diálogo ou a escrita antiquados e com aspecto arcaico. Fazer conjugações na segunda pessoa, por exemplo, é algo que deve ser evitado.

Mas para que os arcaísmos aconteçam, na maioria das vezes existem as causas para determinar essa arcaízação. Por exemplo, quando desaparece uma instituição,um costume, um objeto: vassalo, feudal ouvidor/o que dependia de um senhor feudal, regime, antigo magistrado da época do período colonial, nosso juiz hodiernamente.

Atribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc.

Já a culta, também chamada de formal, é uma linguagem pautada nas regras gramaticais . Ela é mais séria e se acomoda melhor a situações mais convencionais, como reuniões de trabalho e apresentações acadêmicas.

Solecismo: é o nome dado às construções que infringem as normas de sintaxe. Exemplos de solecismo de concordância: “Haviam muitos homens no evento” (Havia); “Fazem três anos que me formei.” (Faz).

A linguagem regional está relacionada com as variações que ocorrem, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos nativos de cada uma de suas cinco regiões.

Luís de Camões

O pai da língua portuguesa. Luís de Camões.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

Exemplos: Sair para fora - o correto é apenas sair. Entrar para dentro - o correto é apenas entrar.

Portanto, BOCA DELA é um cacófato. Deve ser evitado. O "Dicionário Caldas Aulete da Língua Portuguesa" também registra BOCA DELA como “cacófato”. Este dicionário apresenta outro cacófato: FÉ DEMAIS.

Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Relativo ao discurso oral ou a um discurso espontâneo e informal.