O que é Linfedema postectomia?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Linfedema peniano e escrotal caracteriza-se por uma retenção anormal de fluido linfático no tecido subcutâneo do pênis e escroto, levando a edema, dor, disúria e disfunção sexual.

As causas mais comuns do linfedema são: Cirurgia com remoção dos linfonodos. Radioterapia na região dos linfonodos. Câncer metastático.

Como diminuir as chances de ter linfedema:

  1. Tente evitar as infecções. ...
  2. Tente evitar queimaduras. ...
  3. Tente evitar roupas ou outros itens que apertem ou pressionem o braço ou o ombro afetado;
  4. Evite o uso de correntes ao levar bolsas. ...
  5. Tente evitar esforços musculares.

Pós operatório da fimose
Normalmente pode acontecer do paciente ter alguns sintomas no pós-operatório como dor, inchaço, uma mínima saída de sangue e leve dificuldade ao urinar. Entre 10 a 14 dias o pênis começa a desinchar e os pontos vão se soltando.

Postec é uma pomada de uso dermatológica receitada para o tratamento clínico de fimose, caso onde há estreitamento do prepúcio no órgão sexual masculino. O tratamento tópico contra fimose pode apresentar resultados já a partir das primeiras aplicações e em até 12 semanas de utilização da pomada.

Após a postectomia, muitos homens sentem uma maior sensibilidade na glande do pênis, dando uma sensação mais agradável.

Secreção no pênis (que é chamada fibrina e não é um sinal de infecção ou pus e sim uma fase da cicatrização). O curativo da cirurgia fica enrolado em torno do pênis. É um curativo frouxo, que sai com facilidade, e tem como objetivo diminuir o inchaço e o hematoma que pode se formar.

O tempo de repouso após a cirurgia de postectomia varia de acordo com o paciente. A recomendação geral é retomar as atividades moderadas de três a cinco dias após o procedimento, e a vida sexual é aconselhável no mínimo três semanas. Seu médico vai orientá-lo sobre o tempo que pode voltar à rotina normal.

O que é Linfedema? O Linfedema nada mais é que o acúmulo de proteínas no interstício, além de uma alteração histológica que ocorre de forma gradativa gerando repercussões graves na qualidade de vida da pessoa portadora, como inchaço e úlceras em membros.

Complicações do linfedema? Quando não tratado corretamente, o linfedema pode causar diversas complicações ao paciente. Dentre elas, destacamos o escurecimento da pele, dor local, vermelhidão, ferimentos, coceira, indisposição e baixa mobilidade.

Se o linfedema não for tratado, o movimento e o uso da parte do corpo afetada podem ser limitados e existem riscos de infecção e problemas na pele. Os sinais e sintomas comuns do linfedema são: Sensação de peso em alguns locais do corpo, como tórax, braço, perna ou abdome.

A linfocintilografia é considerada um exame de escolha na avaliação do sistema linfático, pois avalia a dinâmica linfática através dos canais linfáticos e das cadeias linfonodais. É indicada como ferramenta diagnóstica diante de suspeita clínica de linfedema e no acompanhamento da terapêutica instituída.

A resposta mais óbvia é: consultando com um angiologista ou cirurgião vascular. Em consulta, o médico vai procurar saber sobre história de linfedema na família, cirurgias recentes, traumas locais antigos ou recentes, doenças tratadas e medicações que esteja tomando.

É recomendado 20 a 30 minutos de exercício aeróbico, como caminhada, natação, hidroginástica ou dança, de 3 a 5 vezes por semana. O treino de força na área afetada antigamente era proibido.

O tempo de recuperação da cirurgia de fimose varia de criança para criança. Mas de forma geral, a recuperação desse procedimento tem uma duração previsível de 10 a 30 dias. Neste período vai ser recomendado pelo uropediatra repouso, não molhar o curativo e fazer compressas frias na região.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

Edema (inchaço) na pele do pênis nos primeiros 15 dias após a cirurgia. Este inchaço pode ser as vezes assimétrico, ou seja, um lado pode ficar mais inchado que o outro. Para diminuir o edema é importante seguir as orientações de manter o pênis para cima e aplicar gelo por 10 minutos de 2/2h.

O tratamento imediato consiste em aplicar lubrificantes e tentar comprimir a glande até que o prepúcio consiga retornar à sua posição inicial. Quando isso não é possível, recorre-se à cirurgia. Com anestesia, a pele é cortada de forma a aliviar a pressão e permitir a passagem da glande de volta.

Infecções podem aumentar a sensibilidade do local. É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.