O que é limite de segurança no APPCC?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

O limite crítico deve ser mensurável, não pode ser um intervalo e as decisões não devem ser baseadas em critérios subjetivos. Limite de segurança – é o valor ou atributo próximo ao limite crítico, que deve ser adotado como medida de segurança para reduzir a possibilidade de ultrapassá-lo.

O Codex Alimentarius estabelece que o sistema APPCC/HACCP deve seguir sete princípios básicos que são: realizar a análise de Perigos, determinar os pontos críticos de controle – PCC, estabelecer os limites críticos, estabelecer o sistema de monitoramento dos PCC, estabelecer ações corretivas para quando o PCC não ...

Os perigos contemplados no Sistema APPCC são: perigos físicos, químicos e biológicos.

Ele é composto por três etapas, formadas pela listagem dos perigos, a avaliação dos riscos destes e, posteriormente, a determinação das medidas de controle e segurança que devem ser tomadas para cada um deles.

A validação está relacionada com a obtenção de evidência onde, os elementos do plano APPCC demonstrarão ser efetivos, deste modo, a validação deve ser alcançada através da avaliação de dados técnicos e científicos, reunidos e empregados na elaboração do plano.

Princípio 4: Estabelecimento de procedimentos de monitorização. O primeiro passo é determinar o que monitorar, quando, como e quem será o responsável, que deverá ser treinado e capacitado para esta tarefa.

Quais são os pontos críticos de controle? Um ponto crítico de controle é qualquer etapa produtiva que ofereça riscos de contaminação aos alimentos, e por isso deve ser reduzida a níveis aceitáveis. Caso não seja feita corretamente, ela poderá colocar em risco a saúde de quem consumir o alimento.

Ele é composto por três etapas, formadas pela listagem dos perigos, a avaliação dos riscos destes e, posteriormente, a determinação das medidas de controle e segurança que devem ser tomadas para cada um deles.

PERIGO SIGNIFICATIVO:
Um perigo identificado por uma análise de risco, com probabilidade razoável de ocorrer em um nível inaceitável na ausência de controle e para o qual o controle é essencial, dado o uso pretendido do alimento.

Em termos técnicos, a grande desvantagem do HACCP é a quantidade e complexidade de requisitos exigidos, a documentação e a papelada que irá originar.

O Sistema APPCC tem como pré- requisitos a implementação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Programa Padrão de Higiene Operacional (PPHO), eliminando pontos que possam causar contaminação no alimento.

Eliminação do risco; Sinalização e Bloqueio do risco; Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

O coordenador lidera o programa de segurança de alimentos de uma organização para desenvolver seu plano APPCC, implementar e manter o sistema APPCC.

Os perigos FÍSICOS são pregos, parafusos, pedaços de VIDRO, lascas de madeira, pedras e outros objetos que possam cair no alimento e prejudicar a saúde do consumidor. Os perigos QUÍMICOS são provocados por desinfetantes, AGROTÓXICOS, inseticidas, entre outros. Os microrganismos podem causar uma INTOXICAÇÃO alimentar.