O que é limite de carga de trabalho?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A legislação brasileira estabelece um limite de peso máximo que o trabalhador pode carregar durante o transporte manual de carga. Essa limitação legal possui o objetivo de proteger a saúde física do trabalhador para que realize suas atividades sem riscos à saúde.

A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

A legislação reconhece que o mês comercial tem cinco semanas. Isso significa que o trabalhador com jornada de 44 horas semanais soma 220 ao final de cada mês.

As cargas de trabalho são classificadas como biológicas, físicas, químicas, mecânicas, fisiológicas e psíquicas(8), estando o trabalhador de enfermagem exposto durante a jornada de trabalho, ainda que não tenha consciência dos riscos inerentes a essa exposição.

Carga é a mercadoria que ao ser transportada, paga frete (remuneração do transporte de mercadorias de um ponto a outro). As principais características das cargas são: Peso: Determina o tipo e a capacidade dos equipamentos adequados a sua movimentação.

De forma genérica, a NR 17, voltada a ergonomia do trabalho, determina, sobre o transporte manual de cargas, que nenhum trabalhador poderá exerça força cujo o peso seja suscetível de comprometer sua saúde e segurança.

Não pelo bebê, que está bem protegido, mas pelo bem-estar da mãe. Nos casos de gestações com incompetência cervical e gemelares, por exemplo, carregar peso é contra-indicado, pois o aumento da pressão abdominal decorrente deste esforço pode desencadear contrações e levar à dilatação do colo uterino.

As variáveis medidas para determinar o Limite de Peso Recomendado e o Índice de levantamento foram: a distância horizontal (do trabalhador até a peça a ser carregada), o ângulo de rotação do tronco, distancia vertical percorrida, frequência de levantamento, qualidade de pega, altura vertical da carga.

A carga horária de trabalho, que também é conhecida como a jornada de trabalho, indica a quantidade de horas que um funcionário deve permanecer em uma empresa.

O conceito de carga horária se refere a uma quantidade determinada de horas que um funcionário labora em sua jornada de trabalho diária ou mensal. Podemos citar, como exemplo, uma carga horária habitual que possui 8 horas diárias de trabalho que ao longo da semana somam-se em 44 horas semanais.

Assim, o colaborador que cumpre as 44 horas semanais de trabalho possui intervalo de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas durante a semana, não dispondo de intervalo no sábado.

Veja o que prevê o Art. 71 da CLT: Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para descanso ou alimentação, ou qual será, no mínimo, 1 (uma) hora e salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não pode exceder 2 (duas) horas.

Como dissemos anteriormente, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho , a jornada de trabalho semanal do colaborador não poderá ultrapassar 44 horas semanais. Entretanto, ele poderá realizar até 10 horas extras ocupacionais por semana, totalizando 56 horas.

Para recapitular, vamos relembrar como se calcula as horas diárias de uma jornada de trabalho. Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

A carga geral pode ser classificada de duas formas: solta, quando a embalagem das mercadorias não segue um padrão e contém dimensões e formas diferentes (engradados, fardos, caixas de papelão, sacarias, tambores etc) e unitizada, quando as mercadorias, que podem ser iguais ou diferentes, são agregadas em uma unidade de ...

Existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças de atração ou repulsão, de acordo com os seguintes princípios básicos: – Cargas elétricas positivas se repelem; – Cargas elétricas negativas se repelem.