O que é limitação motora?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

São alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As deficiências físicas mais comuns são: Paraplegia: perda total das funções motoras.

Considera-se deficiente motor todo o indivíduo que seja portador de deficiência motora, de carácter permanente, ao nível dos membros superiores ou inferiores, de grau igual ou superior a 60% (avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades, aprovada pelo decreto de lei nº 341/93, 30 de Setembro).

A deficiência física, também chamada de deficiência motora,é uma limitação do funcionamento completo ou parcial de partes do corpo humano, como membros inferiores e/ou membros inferiores. Os membros podem apresentar mau funcionamento ou até mesmo paralisia.

Paraplegia: perda total das funções motoras. Monoplegia: perda parcial das funções motoras de um só membro (podendo ser superior ou inferior). Tetraplegia: perda total das funções motoras dos membros superiores e inferiores. Hemiplegia: perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo).

RESPOSTA ESPERADA: A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema ósseo-articular, o sistema muscular e o sistema nervoso, ou seja, este tipo de deficiência compromete a movimentação e a deambulação do indivíduo.

Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa com deficiência. Se achar que ela está em dificuldades, ofereça ajuda e, caso seja aceita, pergunte como deve proceder. As pessoas têm suas técnicas individuais para subir escadas, por exemplo, e, às vezes, uma tentativa de ajuda inadequada pode até atrapalhar.

A prevenção requer ações de vários tipos, tais como: educação em nutrição, atenção primária de saúde, atenção pré-natal e pós-natal, campanhas de vacinação, programas de prevenção de acidentes em locais de trabalho e programas de prevenção em acidentes de trânsito.

Solicitar Certificado da Pessoa com Deficiência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva "Certificado"; Clique no serviço desejado. Canais de prestação. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Canais de prestação. Aplicativo móvel :

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

CID-10 PARA DEFICIÊNCIAS
2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Limitação – servir de limite, pôr limites a alguém ou alguma coisa, demarcar, restringir, moderar, aprazar, confinar. Incapacidade – falta de capacidade, inaptidão, inabilidade.

substantivo feminino Ato ou efeito de limitar, de determinar limites; fixação, restrição: obter licença sem limitação de tempo. Demarcação de fronteiras, limites; delimitação: limitação de território. [Figurado] Ausência de perfeição; insuficiência: limitações no orçamento.

10 limitações que impedem seu sucesso

  • Não aceitar a colaboração de outras pessoas. ...
  • Querer ter sempre o controle da situação. ...
  • Não saber dizer não. ...
  • Ter dificuldade de deixar os erros para trás. ...
  • Deixar o medo dominar. ...
  • Não acreditar no próprio potencial.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

As deficiências físicas mais comuns são:
– Monoplegia: perda parcial das funções motoras de um só membro (podendo ser superior ou inferior); – Tetraplegia: perda total das funções motoras dos membros superiores e inferiores; – Hemiplegia: perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo);

1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, considera como pessoa com deficiência os indivíduos com transtornos do espectro autista. Então, podemos afirmar que para todos os efeitos legais um indivíduo com autismo é uma pessoa com deficiência.

São estímulos específicos dessa fase andar, correr, saltar, pular, chutar, bater, atividades manipulativas como cortar, arremessar, agarrar entre outras.

TERMOS CORRETOS: pessoa em cadeira de rodas; pessoa que anda em cadeira de rodas; pessoa que usa cadeira de rodas. Os termos “presa”, “confinada” e “condenada” provocam sentimentos de piedade. No contexto coloquial, é correto o uso dos termos “cadeirante” e “chumbado”. TERMO CORRETO: pessoas com deficiência.