O que é líder paternal?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Dentre quais são os tipos de liderança, a liderança paternalista, o líder assume o papel de pai. A relação interpessoal com os seus colaboradores costuma ser muito forte, mas essa liderança pode assumir um comportamento ambíguo muito perigoso para a empresa.

Paternalismo é o nome que dá-se a ações que limitam a autonomia e/ou a liberdade de certa pessoa ou grupo para o próprio bem destes.

Você sabia que existem estilos de liderança? Três são clássicos: a Autocrática, a Democrática e a Liberal.

7 tipos de liderança e suas características

  • Liderança autocrática (chefe) ...
  • Liderança democrática (foco no desenvolvimento do grupo) ...
  • Liderança liberal. ...
  • Liderança com base no coaching. ...
  • Liderança situacional. ...
  • Liderança técnica. ...
  • Liderança carismática.

A principal desvantagem da liderança paternalista é o fato que as decisões são tomadas pelo gestor e os colaboradores somente acatam, assim como ocorre na família tradicional, em que o pai é responsável pelas decisões e seus filhos apenas obedecem.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Desde o início dos estudos de personalidade x liderança, Gendre, Capel e Oswald identificaram a necessidade de todo líder ter em sua personalidade 5 traços chave. São eles: autonomia, diretividade, dominância, automotivação e estabilidade emocional.

O paternalismo se refere ao dilema bioético, se o respeito à autonomia do paciente cabe restrição à autonomia do médico de exercer sua autoridade profissional.

O paternalismo forte somente seria justificável se o paciente estivesse exposto a um dano significativo que poderia ser evitado, mas sempre com a menor restrição da sua autonomia.

Paternalismo, em sentido lato, é um sistema de relações sociais e trabalhistas, unidos por um conjunto de valores, doutrinas políticas e normas fundadas na valorização positiva da pessoa do patriarca.

Qual o melhor estilo de liderança? A resposta para essa pergunta é simples e objetiva: não existe um estilo de liderança melhor ou pior. Existem modelos de liderança, maneiras de empregar diferentes tipos de liderança em diferentes situações e tirar o melhor proveito para sua carreira, seus colaboradores e sua empresa.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.

Os chefes têm um estilo de gestão mais autoritário, centralizador e hierarquizado. Enquanto isso, os líderes orientam seus subordinados por meio de atitudes inspiradoras e de um modelo de gestão mais horizontal. Essas características de cada perfil de gestão fazem toda a diferença no ambiente e resultados corporativos.

Liderança Autocrática

Liderança Autocrática
Esse é um dos tipos de liderança mais presentes nas organizações, e um de seus problemas é a geração de desmotivação e baixos níveis de produtividade na equipe, uma vez que esta tem apenas o dever de aceitar todas as decisões, metas, tarefas e regras que vem de cima, sem nenhuma contestação.