O que é léxico fonológico?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Lexical refere-se a uma rota onde a palavra é familiar e o reconhecimento solicita acesso direto a uma representação preexistente do nome da palavra que é então produzida como fala. Rota fonológica refere-se a uma rota usada para palavras novas.

Foi no ano de 1982 (Kyparsky 1982; Mohanan 1982) que surgiu então a Fonologia Lexical, uma teoria que tem como objeto de estudo direto a interação entre a estrutura morfológica de uma palavra e as regras fonológicas que a ela se aplicam.

Consciência fonológica e consciência fonêmica são termos relacionados ao conhecimento que os falantes têm da organização da sonoridade. Podemos dizer que a sonoridade da fala é expressa nas palavras que pronunciamos. Toda palavra é formada por sílabas, e as sílabas são formadas por sons.

O campo lexical é formado por: palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento; campo lexical de trabalho: trabalhador, trabalhar, salário, equipe, patrão, chefe, funcionário, carteira de trabalho, profissional, profissão etc.

O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico. A noção de léxico é abstrata, visto que não se consegue saber exatamente qual é o total de palavras em uso. Como a língua está em constante mudança, ora surgem palavras novas, ora palavras caem em desuso.

Podemos entender Estrutura léxicos como um conjunto de regras que vai definir de que modo ou de que forma você irá escrever nessa linguagem. Tais regras especificam como definir variáveis, fazer comentários, criar funções, usar tipos de caracteres, entre outras coisas. Ou seja, vai dar toda a estrutura da linguagem.

A aquisição lexical é uma das primeiras manifestações observáveis no desenvolvimento normal da linguagem, e, portanto, alterações nesse processo constituem um marco inicial das Alterações no Desenvolvimento da Linguagem (AEDL).

O processo de criação de novos vocábulos é conhecido como formação de palavras. Há apenas dois mecanismos que permitem o surgimento de um novo item lexical na língua: a formação de palavras – que se serve dos recursos oferecidos pela própria língua – e a importação estrangeira.

Fonologia é a área da Linguística que estuda a gramática dos sons, isto é, o sistema de sons da língua. À fonologia cabe descrever os fonemas, as regras de combinação dos sons para formarem unidades maiores, tais como a sílaba e as regras de atribuição do acento prosódico.

A fonologia é a parte da linguística que estuda os fonemas, que é a menor unidade sonora das palavras, entre outros aspectos. A fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A palavra fonologia é oriunda do grego: phonos = voz/som e logos = palavra/estudo.

Crianças com forte consciência fonológica podem fazer coisas como rimar, contar sílabas e misturar sons em palavras. E o mais importante de tudo, crianças com forte consciência fonológica aprendem a ler com muito mais facilidade, tornando suas primeiras tentativas de leitura mais bem-sucedidas.

1- Leitura livros de rima é uma maneira maravilhosa de desenvolver a consciência fonológica. 2- Usar blocos LEGO para criar palavras e desmontá-las. 3- Brincar com sons: a criança se senta no meio de uma roda com os olhos vendados.

A consciência fonológica é a habilidade de compreender a maneira pela qual a linguagem oral pode ser dividida em componentes cada vez menores: sentença em palavra, palavra em sílaba e sílaba em fonema.

A Abordagem Lexical, em inglês Lexical Approach, é uma moderna abordagem de ensino de língua com foco nos itens lexicais (vocabulário e expressões), e não em palavras isoladas e gramática. Ao trabalhar com os itens lexicais o aluno aprende vocabulário, gramática e pronúncia de um modo integrado.

Fundamenta a Abordagem Lexical, o princípio de que a linguagem é um léxico gramaticalizado organizado por blocos de palavras. Essa metodologia prioriza a combinatória das palavras atendendo a necessidade de métodos que foquem a uso adequado das palavras em produções textuais orais ou escritas.

Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a família da palavra “pedra”, seria: pedregulho, pedraria, pedreira, pedrinha, dentre outros. Campo lexical compreende ainda as palavras que pertencem à mesma área de conhecimento: Não pare agora...

O léxico é uma espécie de acervo de palavras de uma língua, configurando-se, portanto, como um dos responsáveis por abrigar e representar o patrimônio cultural de um povo.