O que é léxico e sintaxe?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Enquanto que a sintaxe cuida do modo de como a informação é transmitida (estrutura) e a semântica zela pelo significado das palavras, o léxico é responsável por verificar o acervo de palavas pertencentes a determinada linguagem.

Lehmann observa que lexical significa: 1) ter um sentido concreto específico; e 2) pertencer ao inventário de palavras de uma língua, enquanto gramatical pode referir-se a 1) estar em conformidade com as regras da gramática e 2) ter um sentido abstrato e funcional.

A sintaxe permite analisar o sentido das frases e realizar o ordenamento correto das palavras dentro da oração. Para melhorar o entendimento sobre o assunto, a sintaxe da língua portuguesa é dividida em termos: sujeito, predicado, objeto, adjunto adnominal, adjunto adverbial, complemento nominal, aposto, vocativo.

A Lexicologia é considerada a ciência que estuda as unidades lexicais de uma ou várias línguas, seja no que tange ao significado ou ao significante, isto é, o léxico em todos os seus aspectos.

O léxico é uma espécie de acervo de palavras de uma língua, configurando-se, portanto, como um dos responsáveis por abrigar e representar o patrimônio cultural de um povo. Os falantes de um idioma não são capazes de dominar completamente o léxico de sua língua materna.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

Arranjo, combinação ou disposição das palavras na frase.

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

A diferença está em compreender que a morfologia cria palavras regulares e o léxico armazena palavras irregulares.

Fala-se de estrutura lexical ou sistema lexical, para se referir o modo como as unidades do léxico de uma dada língua se organizam. O léxico é o objecto de estudo da lexicologia.

Campo léxico-semântico é um conjunto de unidades léxicas que representam um conjunto de conceitos incluídos dentro de uma etiqueta que define o campo (Mounin, 1979).

O léxico de uma língua inclui não apenas o conjunto de palavras efetivamente atestadas num determinado contexto (cf. vocabulário), mas também as que já não são usadas, as neológicas e todas as que os processos de construção de palavras da língua permitem criar.»

Essa compreensão se faz necessária, pois o léxico é um dos componentes que favorece a formação do processo comunicativo e a ampliação do vocabulário dos alunos, consequentemente, refletindo em uma escrita e fala adequadas para várias situações de comunicação.

Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras de uma língua que estão relacionadas por afinidades conceituais, como se fizessem, desse modo, parte de uma mesma família. Nosso léxico, espécie de vocabulário virtual ao qual recorremos quando nos comunicamos, é composto por uma infinidade de palavras.