O que é lexical e semântico?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua. Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a família da palavra “pedra”, seria: pedregulho, pedraria, pedreira, pedrinha, dentre outros.

Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras de uma língua que estão relacionadas por afinidades conceituais, como se fizessem, desse modo, parte de uma mesma família. Nosso léxico, espécie de vocabulário virtual ao qual recorremos quando nos comunicamos, é composto por uma infinidade de palavras.

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

A Abordagem Lexical, em inglês Lexical Approach, é uma moderna abordagem de ensino de língua com foco nos itens lexicais (vocabulário e expressões), e não em palavras isoladas e gramática. Ao trabalhar com os itens lexicais o aluno aprende vocabulário, gramática e pronúncia de um modo integrado.

Fala-se de estrutura lexical ou sistema lexical, para se referir o modo como as unidades do léxico de uma dada língua se organizam. O léxico é o objecto de estudo da lexicologia.

Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a família da palavra “pedra”, seria: pedregulho, pedraria, pedreira, pedrinha, dentre outros. Campo lexical compreende ainda as palavras que pertencem à mesma área de conhecimento: Não pare agora...

Existe variação lexical quando a mesma realidade é designada por vocábulos diferentes: por exemplo, os cogumelos são, em certas zonas de Portugal, designados de míscaros ou sanchas. As variações podem verificar-se, como se disse, de época para época, de local para local, de pessoa para pessoa, etc.

No modelo proposto por Ellis13, a rota chamada lexical é a leitura via significado, em que ocorre a mediação da representação semântica. A pessoa que utiliza essa rota tem pouca dificuldade em pronunciar palavras familiares, porém apresenta dificuldades com palavras não-familiares e pseudopalavras.

O conhecimento lexical é o número de palavras que um adulto ou uma criança conhece. O léxico ativo é constituído pelas palavras usada pelos falantes. O léxico passivo diz respeito às palavras conhecidas, mas que não são usadas.

Dislexia lexical (de superfície): As dificuldades residem na operação da rota lexical (preservada ou relativamente preservada a rota fonológica), afetando fortemente a leitura de palavras irregulares.

A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

A função temática ou semântica é a interpretação atribuída a um sintagma nominal que seja argumento de um verbo. A função temática é o papel semântico desempenhado pelos argumentos do verbo, à semelhança do que acontece com o funcionamento das funções sintáticas no plano da sintaxe.

É a característica que possui um signo de ter vários valores semânticos (vários sentidos). Há apenas um significante (uma forma) que assume significados diferentes: «Pregar um sermão e pregar com prego.»

Repertório lexical: vocabulário relativo à escola (espaços, profissionais, atividades, componentes curriculares etc.); pronome They + are, expressão There is / are.