O que é leve espessamento de paredes Bronquicas?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O espessamento difuso da parede traqueal pode ser determinado por várias doenças (amiloidose; policondrite recidivante; traqueopatia osteocondroplástica (TOC); infecções, tais como tuberculose, paracoccidioidomicose e rinoscleroma; granulomatose com poliangeíte; sarcoidose e linfomas, dentre outras).

A bronquiectasia é um alargamento (dilatação) irreversível de porções dos dutos respiratórios ou vias aéreas (brônquios) resultante de lesão na parede das vias aéreas.

O tratamento depende do quadro geral do doente, com antibiótico parenteral em formas graves e via oral em doentes com quadro geral estável. Quinolonas respiratórias como levofloxacina, moxifloxacina ou ciprofloxacina são, em geral, a terapia de escolha inicial.

A bronquite crônica pode mimetizar a bronquiectasia clinicamente, mas a bronquiectasia se distingue por maior purulência e volume de escarro diário e por vias respiratórias dilatadas mostradas em estudos imagiológicos.

O estreitamento brônquico gera um mecanismo valvular no fluxo de ar, ou seja, o fluxo inspiratório se altera pouco e o expiratório se torna bastante prejudicado, o que resulta em aprisionamento aéreo e hiperinsuflação pulmonar.

Descrição: É definida com uma dilatação anormal e distorção irreversível dos brônquios, em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede.

O tratamento da bronquite pode ser feito por meio do uso de medicamentos como antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana) e broncodilatadores (no caso de infecção por vírus). Podem ser recomendadas ao paciente a realização de inalação com soro fisiológico e a constante hidratação das narinas.

Os brônquios têm como função principal encaminhar o ar a traqueia e aos pulmões. Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, que ligam a traqueia aos pulmões e cuja principal função é encaminhar o ar a esses órgãos.

As doenças respiratórias, como a asma, a bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a fibrose pulmonar, podem ser consideradas como causa de incapacidade permanente para o trabalho e dar direito à aposentadoria por invalidez.

Para pessoas com bronquiectasia estável, as evidências sugerem que o treinamento com exercícios é superior aos cuidados habituais para a melhora da tolerância ao exercício funcional, medida pela distância percorrida no teste de caminhada incremental (diferença média (DM) entre grupos 87 metros, intervalo de confiança ( ...

O diagnóstico de bronquiectasias envolve mais de um processo e os sintomas variam de acordo com a doença base e a apresentação de sinais clínicos. Clinicamente podemos classificar a doença como indolente, supurativa ou com hemoptise.

Esse processo é chamado broncoespasmo, que é o estreitamento da luz brônquica como resultado da contração dos músculos dos brônquios, sendo caracterizado clinicamente por dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no peito.

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

Uma das consequências da bronquite, quando não tratada corretamente, é a pneumonia. A bronquiolite, por exemplo, está entre as principais causas de internação de crianças que ainda mamam e pode provocar desidratação e insuficiência respiratória, se os microrganismos afetarem outras regiões dos pulmões.