O que é leucoplasia que doença é essa?

Perguntado por: nnascimento . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Leucoplasia é uma condição na qual manchas ou lesões espessas e brancas aparecem dentro na boca - geralmente na gengiva ou nas bochechas - e é causada pelo crescimento celular excessivo. As lesões podem variar na aparência, mas geralmente são brancas ou cinza e têm bordas grossas e elevadas e superfície dura.

Na maioria dos casos, a leucoplasia surge como um diagnóstico de exclusão de outras alterações na mucosa de aspecto semelhante. Dra. Fernanda explica que a leucoplasia é uma alteração benigna, ou seja, não gera problemas graves à saúde da pessoa. Contudo, em alguns casos, também pode se transformar em câncer .

A leucoplasia oral (LO) é uma lesão potencialmente maligna, que se manifesta como placa branca (lesão plana) nas superfícies da mucosa oral. Geralmente é uma lesão única, de caráter permanente, que necessita uma ação clínica, de terapêutica e monitoramento.

As situações de leucoplasia normalmente demandam biópsias para avaliações histológicas, ou seja, são removidos pequenos pedaços de tecido das lesões para exames. A biópsia é fundamental para identificar se há câncer ou se a lesão está em um estado pré-cancerosa.

Se você acha que tem evidências de leucoplasia, considere uma consulta com o dentista ou clínico geral. Também é possível que você seja encaminhado a um cirurgião-dentista (ou otorrinolaringologista) para receber o diagnóstico e tratamento.

Há de se salientar, entretanto, que este termo não traz qualquer conotação quanto às alterações histopatológicas. A leucoplasia é a lesão cancerizável mais freqüente da cavidade bucal, desenvolvendo-se em qualquer região; no entanto, a mucosa jugal, o lábio inferior e a língua têm sido as áreas mais afetadas8.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

Nesse sentido, alguns sinais podem servir de alerta:

  1. mudanças recorrentes nos tecidos da boca;
  2. surgimento de manchas brancas, escuras ou vermelhas na boca;
  3. presença de nódulos e;
  4. dor de ouvido ao engolir.

Conclusão. A leucoplasia da prega vocal pode ser categorizada como plana e lisa, elevada e lisa e do tipo rugosa, com base na classificação morfológica, que se mostrou consistente entre os observadores. Os tipos morfológicos da leucoplasia de prega vocal correlacionaram-se com graus histopatológicos.

Um outro exemplo é a laringite aguda, causada por infecção viral pode causar lesão esbranquiçada na mucosa. Todas essas lesões podem ser confundidas com a Leucoplasia.

No que diz respeito ao prognóstico, as lesões que não são totalmente removidas podem permanecer estáveis, diminuir ou aumentar de tamanho ao longo do tempo.

Candidíase oral
A candidíase oral é uma das causas mais comuns da língua branca, pois existe um crescimento excessivo de fungos na região da boca. O problema é mais recorrente em bebês ou em idosos acamados, mas também pode acometer adultos que não realizam a profilaxia bucal corretamente.

A candidíase oral as vezes pode ser confundida com a leucoplasia, mas as lesões de leucoplasia são ocasionadas pela irritação crónica das bordas ásperas nos dentes, enchimento ou coroas e não por um organismo; enquanto que as lesões de leucoplasia se desenvolvem com o passar do tempo, as aftas podem se desenvolver ...

Tártaro. Caracterizado pelo acúmulo da placa bacteriana por conta da má higienização dos dentes, principalmente quando não se utiliza o fio dental, o tártaro pode ser um causador de mancha branca na gengiva.

Exames de sangue
Apesar de não serem capazes de diagnosticar câncer de boca, eles são fundamentais para que o médico entenda qual é o estado de saúde geral do paciente. Como esses exames é possível avaliar a função de diferentes órgãos, como rins e fígado, bem como se o paciente possui anemia ou desidratação.

LARINGE

  1. Irritação da garganta que não passa.
  2. Rouquidão e mudança de voz, que persistem por mais de 15 dias.
  3. Aparecimento de nódulo no pescoço.
  4. Tosse constante.
  5. Dor ou dificuldade para engolir.
  6. Dificuldade para respirar.
  7. Perda de peso inexplicável.

Câncer de garganta: como identificar os sintomas

  1. tosse;
  2. dificuldade para respirar e para engolir;
  3. alterações na voz;
  4. sensação de que há algo preso na garganta;
  5. garganta irritada com frequência;
  6. caroço no pescoço;
  7. dor de ouvido;
  8. perda de peso sem motivo aparente.

As principais lesões a considerar-se no diagnóstico diferencial das leucoplasias são candidíase pseudomembranosa, queratose irritativa, leucoedema, líquen plano, e nevo branco esponjoso (MAO, 1997; VAN DER WALL; AXÉLL, 2002).