O que é leucoplasia na boca?
A leucoplasia oral (LO) é uma lesão potencialmente maligna, que se manifesta como placa branca (lesão plana) nas superfícies da mucosa oral. Geralmente é uma lesão única, de caráter permanente, que necessita uma ação clínica, de terapêutica e monitoramento.
Como tratar leucoplasia na boca?
No caso da leucoplasia pilosa oral, as manchas costumam regredir por conta de tratamento antirretroviral pela melhora da imunidade. Vale destacar que o tratamento costuma ser realizado com dois tipos de medicamento: sistêmico e tópico. Em suma, a prevalência da LPO vem caindo graças à terapia antirretroviral.
O que é leucoplasia e câncer?
A Leucoplasia é uma lesão que se assemelha a uma mancha branca, que pode ser pré-maligna ou ter células cancerígenas em sua base, e surge nas diversas mucosas da via aérea e, também, na corda vocal e laringe.
Como eliminar a leucoplasia?
A terapêutica consiste em remoção cirúrgica que pode ser realizada por cirurgia convencional, eletrocauterização, criocirurgia ou lasers de alta potência. O uso do laser de alta potência, de alta resolução cirúrgica, tem-se mostrado eficaz na redução acentuada (não na eliminação) do risco de malignização das LOs.
Qual médico trata leucoplasia?
Se você acha que tem evidências de leucoplasia, considere uma consulta com o dentista ou clínico geral. Também é possível que você seja encaminhado a um cirurgião-dentista (ou otorrinolaringologista) para receber o diagnóstico e tratamento.
Como identificar uma leucoplasia?
Nesse sentido, alguns sinais podem servir de alerta:
- mudanças recorrentes nos tecidos da boca;
- surgimento de manchas brancas, escuras ou vermelhas na boca;
- presença de nódulos e;
- dor de ouvido ao engolir.
Qual região da boca possui mais risco da leucoplasia se transformar em câncer?
Há de se salientar, entretanto, que este termo não traz qualquer conotação quanto às alterações histopatológicas. A leucoplasia é a lesão cancerizável mais freqüente da cavidade bucal, desenvolvendo-se em qualquer região; no entanto, a mucosa jugal, o lábio inferior e a língua têm sido as áreas mais afetadas8.
Como diagnosticar leucoplasia?
O diagnóstico da leucoplasia começa por uma avaliação clínica de um dentista (caso a lesão seja na mucosa da boca) ou médico (localização na laringe, por exemplo). Entretanto, a real natureza de uma leucoplasia só pode ser confirmada por meio da biópsia e análise anátomo-patológica.
Quais são os tipos de leucoplasia?
A leucoplasia de prega vocal engloba uma variedade de estados benignos, pré-malignos e lesões malignas.
Onde ocorre a leucoplasia?
A leucoplasia é uma doença que causa manchas cinzentas ou brancas no interior da boca. Normalmente aparecem nas gengivas, no céu da boca ou na língua. É a reação da boca à irritação contínua das membranas mucosas no interior da boca.
Qual o prognóstico da leucoplasia?
No que diz respeito ao prognóstico, as lesões que não são totalmente removidas podem permanecer estáveis, diminuir ou aumentar de tamanho ao longo do tempo.
Como diferenciar candidíase de leucoplasia?
A candidíase oral as vezes pode ser confundida com a leucoplasia, mas as lesões de leucoplasia são ocasionadas pela irritação crónica das bordas ásperas nos dentes, enchimento ou coroas e não por um organismo; enquanto que as lesões de leucoplasia se desenvolvem com o passar do tempo, as aftas podem se desenvolver ...
Quais as lesões Pré-malignas existentes?
Varias lesões pré-malignas são conhecidas, incluindo as leucoplasias, eritroplasias, lesão do palato secundaria ao uso reverso do cigarro, fibrose oral submucosa, lúpus eritematoso discoide e algumas alterações hereditárias como a disceratose congênita e a epidermolise bolhosa.
São considerados diagnóstico diferencial de leucoplasia?
As principais lesões a considerar-se no diagnóstico diferencial das leucoplasias são candidíase pseudomembranosa, queratose irritativa, leucoedema, líquen plano, e nevo branco esponjoso (MAO, 1997; VAN DER WALL; AXÉLL, 2002).
Qual é a doença que deixa a língua branca?
A candidíase oral é uma das causas mais comuns da língua branca, pois existe um crescimento excessivo de fungos na região da boca. O problema é mais recorrente em bebês ou em idosos acamados, mas também pode acometer adultos que não realizam a profilaxia bucal corretamente.
O que é uma mancha branca na gengiva?
Um deles é observar se há alguma mancha branca na gengiva. A mudança na coloração natural pode ser um sinal de exposições a substâncias químicas, má higienização dos dentes ou doenças periodontais. Mas tudo dependerá de um diagnóstico preciso de um dentista.
O que acontece quando a língua fica branca?
O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.
Qual médico cuida de doença na boca?
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca. O Dr.