O que é leucopenia com neutropenia absoluta?

Perguntado por: osanches3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Leucopenia é o termo genérico para designar a redução do número de leucócitos no sangue circulante.

Pacientes com febre e neutropenia (< 1.500 neutrófilos/µL) ou aqueles com citopenias com critérios de gravidade (quadro abaixo) devem ser encaminhados para investigação em serviços de urgência/emergência.

A neutropenia pode ser tratada com fatores estimuladores de colônias e com antibióticos para prevenir complicações infecciosas.

Entre as viroses que cursam com leucopenia, a gripe é a mais freqüente. Da mesma forma, outras viroses, como hepatite por vírus A, B ou C, mononuleose infecciosa, rubéola, sarampo, dengue e ainda a infecção pelo HIV.

A neutropenia, quando grave, aumenta significativamente o risco de infecções com risco à vida. Muitas vezes, a neutropenia é um efeito colateral do tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia. Os médicos suspeitam de neutropenia em pessoas com infecções frequentes ou incomuns.

Os sintomas de leucopenia são variáveis entre indivíduos afetados e dependem da causa e gravidade do problema. A falta de energia, cefaleias, febre e irritabilidade são sintomas comuns. Podem ocorrer mais infeções e feridas na boca. Por vezes, pessoas com leucopenia podem desenvolver desejos por líquidos quentes.

Em alguns casos, a leucopenia pode ser apenas uma variação normal relacionada com a época da vida do indivíduo, mas pode também ser sinal de algum problema de saúde . Agentes químicos (remédios e outros produtos), físicos (raios-X, raios gama, etc.) ou biológicos (vírus , bactérias, etc.)

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.

A neutropenia é uma condição sanguínea muito rara que causa um número reduzido ou uma falta completa de neutrófilos. Os neutrófilos são um tipo de célula do sangue que defende o corpo contra infecções bacterianas.

Não existe um sintoma específico. Porém, é preciso tomar cuidado porque níveis muito baixos de leucócitos podem levar a maior risco para infecções. Alguns dados afirmam que uma das principais causas do encaminhamento de pacientes sadios ao hematologista é a falsa leucopenia.

A principal manifestação é obviamente a febre, a presença de sintomas associados e especialmente de sinais ao exame físico é bem menor do que em outros quadros infecciosos, pois ocorre diminuição marcante na resposta inflamatória gerada por neutrófilos.

Expectativa de neutropenia por > 7 dias. Nessa categoria, entram boa parte dos casos de neutropenia febril em cânceres hematológicos.

Seria importante leva-lo para uma consulta com reumatologista pediátrico.

A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

STJ: Seguro por invalidez precisa de laudo médico atualizado
A aposentadoria foi provocada por leucopenia, doença que reduz os leucócitos (glóbulos brancos) do sangue.

Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.