O que é leuconíquia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Manchas brancas nas unhas, quando não possuem causa conhecida, podem ser motivo de preocupação ou medo. Essa é uma das principais características da leuconíquia, uma condição que afeta diretamente a estrutura das unhas e, além das manchas, também causa ondulações.

Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas
"Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.

Cuidados e tratamentos para a unha manchada
De acordo com a dermatologista, não é possível reverter a situação quando a unha já está manchada pelo esmalte. Neste caso, a solução é esperar a lâmina crescer para que a pigmentação saia junto com ela. O que se pode fazer, portanto, é evitar que isso ocorra novamente.

Para o tratamento são indicados produtos à base de D-pantenol ou pró-vitamina B5, que fortalecem unhas fracas e quebradiças. Os dermatologistas podem ainda indicar vitaminas, como a Biotina, Cisteína, Vitamina B6, Metionina, Silício e Zinco, que contribuem para a saúde das unhas.

As manchas brancas na unha, denominadas pela medicina de leuconíquia, não são consideradas uma doença. Geralmente não estão associadas a algum sintoma, sendo apenas um sinal de deficiência alimentar ou problemas que podem ser causados por danos na raiz das unhas.

A cavalinha pode sim ajudar a remover as marcas das unhas!
De acordo com Ubimar Velasco, o chá feito com a cavalinha pode ser muito benéfico para as unhas, especialmente para remover as manchas brancas. "A cavalinha tem uma ação abrasiva, por causa do excesso de sílicio orgânico", explicou o profissional.

O que causa mancha escura na unha
Essa pigmentação acontece pelo aumento na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso acontece na raiz da unha, a chamada matriz ungueal, estrutura interna localizada na base da unha”, explica o Dr.

6 dicas para evitar unhas fracas e quebradiças

  1. Pare de roer as unhas. ...
  2. Use base fortalecedora. ...
  3. Utilize luvas no manuseio de produtos de limpeza. ...
  4. Use creme para hidratar as mãos. ...
  5. Melhore a alimentação. ...
  6. Use suplementos.

É só misturar 2 colheres de sopa de água oxigenada volume 10 com um pouco de água morna. Depois de deixar as unhas de molho na mistura por 10 minutos, lave as mãos com água corrente e sabonete. Mas atenção: tanto o limão quanto a água oxigenada precisam ser usados com cuidado, já que podem manchar em contato com o sol.

Lúnula (Do latim "pequena lua") é a "meia-lua" com aspecto de crescente, de tom mais claro na base da unha, sendo a parte visível da raiz da unha. A lúnula é descrita como um reflexo da queratinização parcial das células nessa região.

A mancha escura na unha que está associada ao câncer forma uma linha escura que vai da base até a ponta da unha. Ela parece com um fungo ou que você prendeu a unha em uma porta e ficou marcado. Por causa dessa semelhança, muitas pessoas ignoram o problema, mas ele é muito sério.

“O uso excessivo e por tempo muito prolongado de esmaltes e removedores de esmaltes pode causar enfraquecimento das unhas devido ao ressecamento ungueal e alteração na coesão entre as células que formam a unha”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

Mudam de cor. Sem cor: a palidez da unha pode ser sinal de problemas como anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até insuficiência cardíaca. Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de problemas a nível do fígado, como hepatite.

Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades: - Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas.

Quais os primeiros sinais? “Inicialmente, são pequenos descolamentos da unha, ou mudança de sua coloração, tornando-se esbranquiçada, amarelada ou, em alguns casos, até amarronzada ou enegrecida, dependendo do tipo de fungo. Com o tempo, pode haver também um espessamento, ela fica grosseira e chega até a se deformar.

Continuar lendo