O que é leucócitos e hemácias no espermograma?

Perguntado por: afelix2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A contagem de hemácias serve para avaliar a intensidade da hematospermia e a de leucócitos, para avaliar a leucocitospermia, que, quando superior a 1 milhão por mL, indica processo infeccioso e/ou inflamatório do trato urogenital e eventualmente está relacionada com a diminuição da fertilidade.

A comprovação biológica de infertilidade masculina pelo espermograma só é possível nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência completa de motilidade dos espermatozoides.

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções.

Uma contagem de espermatozoides inferior à normal (menos de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen ou uma contagem total de espermatozoides inferior a 39 milhões por ejaculado).

Os principais parâmetros do espermograma são a concentração, a motilidade, a vitalidade e a morfologia (formato do espermatozoide). São levados também em consideração o volume, a acidez e a existência de infecções.

A presença de leucócitos altos na urina é chamada de leucocitúria. Geralmente, quando ocorre, pode significar a presença de bactérias, como a que provoca a infecção urinária, principalmente se acompanhado de sintomas como ardência, dificuldade ou dor ao urinar.

O valor ideal é 15 milhões de espermatozoides por ml ou 39 milhões de espermatozoides totais. Quando há menos que isso, temos um quadro de oligozoospermia. Valores muito baixos, ou seja, menor que 5 milhões por ml, podem significar algum problema hormonal ou genético.

Quando o espermograma está alterado? A alteração do espermograma pode ser devido à presença de um ou mais dos fatores analisados fora dos valores ideais de referência. A alteração de cada fator tem um nome específico, que demonstra qual é o problema encontrado.

VALORES NORMAIS: 70.000.000 a 200.000.000 p/ml de plasma seminal. OBSERVAÇÃO: Para alguns autores o valor normal pode ser considerado acima de 20.000.000 células/ml.

Uma boa avaliação andrológica, com exames específicos e adequados e associados a um tratamento correto podem viabilizar a gravidez a cerca de 60% dos casais com homens portadores das formas mais complicadas de azoospermia.

Como Interpretar o Exame de Espermograma? A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente.

Em sala privada, dentro do laboratório, é realizada a coleta da amostra ejaculada por masturbação diretamente em um recipiente estéril de boca larga fornecido pelo laboratório. Não utilizar lubrificantes como gel, óleo, saliva ou preservativo na coleta. É importante coletar todo o material de uma única ejaculação.

A Infertilidade é determinada quando não ocorre gravidez em casal que mantenha relações sexuais frequentes sem proteção contraceptiva, pelo período de um ano. Portanto, normalmente a investigação do casal infértil inicia-se após pelo menos um ano de exposição sexual sem gravidez.

Leucócitos altos
O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras ...

Em adultos, a contagem normal de leucócitos varia entre 5.000 e 10.000/mm³. Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).

A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

Proviron

Proviron® (mesterolona) aumenta o número e melhora a qualidade dos espermatozoides e do sêmen, o que aumenta a fertilidade masculina. É apresentado em comprimidos de 25 mg e a forma de uso e a duração do tratamento devem ser determinados por um médico de família ou urologista.

Infertilidade masculina tem cura? Sim. Em algumas das causas e para as demais, existe sempre a chance de usarmos as técnicas de reprodução assistida.

A azoospermia não obstrutiva é considerada a mais severa, pois essa condição tem a ver principalmente com a produção de espermatozoides, dificultando a coleta de espécimes saudáveis e promissores em tratamentos para fertilização.

O exame espermograma pode ser feito para diagnosticar doenças urológicas, mas é especialmente usado para detectar problemas de infertilidade - que também podem ser de origem masculina.

Quantidade de esperma (concentração)
De 15 a 300 milhões é a variação normal para o número de espermatozóides por mililitro. Contagens abaixo de 15 milhões são consideradas inadequadas, contagens de 20 milhões ou mais pode ser considerado adequados se a motilidade e morfologia forem normais.