O que é leucoaraiose Supratentorial?
Leucoencefalopatia supratentorial isquémica de predomínio periventricular. A leucoencefalopatia também designada de microangiopatia obstrutiva, trata-se de lesões isquémicas de pequenos vasos, que tem como fatores de risco a hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo e idade.
O que é doença da substância branca?
Doença da substância branca é uma desordem progressiva causada por um declínio em uma parte dos nervos (substância branca) que conectam diferentes áreas do cérebro entre si e que mandam informações para a medula. Esta desordem pode resultar em desequilíbrio e falta de mobilidade em idades avançadas.
O que a demência faz no cérebro?
Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e pode interferir com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos.
O que é a substância branca do cérebro?
Já a substância branca é formada por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial os axônios. Como os axônios de alguns neurônios apresentam-se envolvidos por mielina, essa substância dá um aspecto esbranquiçado à substância branca.
Qual parte do cérebro a demência afeta?
As células do cérebro no hipocampo, uma parte do cérebro associada com o aprendizado, são normalmente as primeiras a serem danificadas pelo Alzheimer. É por isso que a perda de memória, principalmente a dificuldade em lembrar informações recentemente aprendidas, é normalmente o primeiro sintoma da doença.
O que é sinais de microangiopatia isquêmica Supratentorial?
A microangiopatia é uma condição que causa pequenas cicatrizes no cérebro (gliose) e pode se tornar preocupante a depender dos fatores de risco, idade e estilo de vida de cada paciente. Os principais fatores de risco são o sedentarismo, alcoolismo, alteração do colesterol, e também o envelhecimento do cérebro.
O que é T2 no cérebro?
Nas sequências ponderadas em T2 observam-se lesões com hipersinal na substância branca, mais comumente na substância branca periventricular e profunda, de forma difusa e simétrica, e assim como na CADASIL, a difusão auxilia na identificação das áreas de isquemia aguda/subaguda.
O que causa massa branca no cérebro?
À medida que o cérebro envelhece, muitas vezes ele sofre perda gradual do fluxo sanguíneo, causada pelo estreitamento dos vasos que transportam o sangue do coração. E o menor fluxo sanguíneo causa fortes impactos sobre a massa branca.
O que é T2 e Flair no cérebro?
As ponderações T2 e FLAIR permitem a demonstração mais conspícua de lesões na interface caloso-septal e na substância branca periventricular e subcortical.
Como identificar esclerose múltipla na ressonância?
O laudo de ressonância magnética para esclerose múltipla (EM) é uma das principais ferramentas para diagnosticar a doença. Graças às propriedades das imagens de RM, é possível detectar hipersinais nas lesões características de EM, completando informações coletadas através de anamnese e exame físico.
Quais são os primeiros sinais de demência?
Sintomas gerais de demência
- Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
- Problemas em usar a linguagem.
- Mudanças na personalidade.
- Desorientação.
- Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
- Comportamento perturbador ou inapropriado.
Quais são os remédios que causam demência?
A literatura científica aponta que o uso crônico de benzodiazepínicos, os famosos medicamentos de tarja preta (diazepam, clonazepam, bromazepam, etc), aumenta em até 30% o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.
O que pode piorar a demência?
Muitas dessas causas relacionadas à demência são reversíveis, principalmente o uso prolongado de alguns medicamentos, como por exemplo, drogas usadas para hipertensão arterial, diuréticos, alguns hipnóticos. A depressão também pode esta associada à demência.
Quais os sintomas de quem tem gliose no cérebro?
No entanto, em outros casos, a gliose pode levar à formação de uma cicatriz no tecido cerebral, o que pode afetar a função cerebral e causar sintomas como perda de memória, problemas de concentração, distúrbios do movimento e convulsões.
Qual o nome que dá massa branca no cérebro?
A substância branca (substantia alba em Latim), matéria branca ou ainda massa branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. Consiste principalmente de células gliais e axônios mielíticos.
O que sente uma pessoa com demência?
Perda da memória, confusão e desorientação; dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal, tomar decisões e/ ou reconhecer familiares e amigos; esquecimento de fatos comuns como o dia em que estão, mês ou ano; alteração da personalidade e do senso crítico; falta de apetite, perda de peso, incontinência ...
Como é o comportamento de uma pessoa que tem demência?
Os principais sintomas neuropsiquiátricos ou transtornos do comportamento que aparecem no curso de uma demência são: agressividade, agitação, delírios, alucinações visuais e auditivas, depressão, ansiedade, euforia, apatia, irritabilidade, desinibição, deambulação, problemas do sono.
Porque a demência piora à noite?
As causas não estão totalmente esclarecidas. Mas a exaustão no final do dia faz com que a pessoa com demência fique mais cansada e agitada ao entardecer. A doença também altera o raciocínio e o relógio biológico, o que dificulta diferenciar o dia da noite.
O que é microangiopatia Leucoaraiose?
As lesões da substância branca cerebral ou leucoaraiose são um achado neurorradiológico comum na população idosa e principalmente nos indivíduos com fatores de risco cardiovasculares, tais como: hipertensão arterial, diabete mellitus e dislipidemia, existindo atualmente evidência crescente da sua associação com doença ...
Quais os sintomas de quem tem microangiopatia?
Não existe um quadro clínico especificamente relacionado, mas sintomas clínicos estão envolvidos: alterações de marcha, alterações urinárias, depressão e declínio cognitivo.
Qual o tratamento para quem tem microangiopatia?
O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.