O que é letramento exemplo?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O letramento é um processo distinto da alfabetização. Nele, a leitura e a escrita são levadas a outra dimensão, a fim de estimular a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais.

Letramento é palavra que corresponde a diferentes conceitos, dependendo da perspectiva que se adote: antropológica, linguística, psicológica, pedagógica.

Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

O letramento diz respeito a um contexto mais amplo. Ele não se limita à aprendizagem das letras e símbolos escritos, mas à função social que a linguagem escrita ocupa em uma sociedade. É o que leva o estudante a saber compreender e interpretar os usos dessa linguagem.

O letramento na Educação Infantil, segundo a BNCC
A proposta visa nortear habilidades, atitudes e valores que as crianças de 0 a 5 anos devem desenvolver, além de propor seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) considerados fundamentais.

Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Ela refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.

A alfabetização sem o letramento fica sem contexto e sem rumo. Por isso, os alunos podem ser considerados alfabetizados, mas não letrados, por muitos anos.

Segundo o prof. Rafael Falcón, existe cinco graus de letramento, sendo eles, começando pelos superiores, o passivo-culto, o passivo-refinado, o passivo-incipiente, passivo-bruto completo e, por fim, o passivo-bruto incompleto.

Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

6 anos de idade

Enquanto a alfabetização tem um início e um término bem-definidos, o letramento começa muito antes dos 6 anos de idade e segue em uma construção permanente.

Conheça os principais tipos de letramento e por que promovê-los!

  • Principais tipos de Letramento. ...
  • Letramento Científico. ...
  • Letramento Digital. ...
  • Letramento Matemático. ...
  • Letramento Linguístico. ...
  • Letramento Acadêmico. ...
  • Letramento Literário. ...
  • Multiletramentos.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado.

O letramento digital irá possibilitar que os alunos possuam senso crítico para a utilização do meio digital. Como consequência desse processo, há uma integração colaborativa do processo de aprendizagem – o aluno participa ativamente da sua jornada e com isso cria um resultado de conhecimento mais complexo e completo.

é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto específico, e como estas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.

O letramento consiste em possibilitar o contato aos diversos gêneros literários levando a compreender os que eles trazem. Por isso são de foco principal nesse estudo a leitura de textos e histórias infantis e sua contribuição como recurso Pedagógico no processo ensino-aprendizagem.

Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.

Através do Letramento, passou-se a entender que, nas sociedades contemporâneas, era insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras”, e que integrar-se socialmente, envolve também “saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos”.

Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e ...

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

Segundo Magda, o ideal seria a prática do alfabetizar letrando, o que ela chama de “alfaletrar”, ou seja, ensinar a ler e a escrever sem perder de vista o contexto das práticas sociais de leitura e da escrita e sua aplicação no dia a dia.