O que é letra imprensa maiúscula?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A letra de imprensa maiúscula é a que, convencionalmente, chamamos de letra de fôrma ou caixa alta. Mas é interessante saber que a letra de fôrma também pode ser minúscula. E quanto à caixa alta, entenda sobre este termo um pouco mais abaixo.

Uma letra maiúscula é aquela que se distingue da minúscula por ter um tamanho maior e, às vezes, uma forma diferente. A utilização da maiúscula é determinada por certas regras ortográficas e de estilo.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

Em qualquer modalidade de redação – questões discursivas, textos dissertativos, estudos de caso, peças técnicas – pode-se redigir tanto com letra de imprensa (letra de forma) quanto com letra cursiva (também conhecida como letra de normalista).

A letra de imprensa, também conhecida como letra de fôrma, é assim chamada porque corresponde aos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

Quais são os diferentes tipos de letras? Letra de forma, letra cursiva e letra de imprensa.

A letra bastão também é conhecida como letra de imprensa ou letra de forma. É comum surgirem muitas dúvidas em torno do ensino da escrita para os pequenos quanto ao tipo de letra que deve ser apresentada e utilizada inicialmente, visto que a letra cursiva também é de extrema importância para o desenvolvimento infantil.

Uso das maiúsculas

  1. Início das frases. Este é o tema da pauta. ...
  2. Substantivos próprios. Maria José foi escolhida a funcionária do mês. ...
  3. Festas e datas comemorativas. A família se reúne sempre no Natal. ...
  4. Siglas, símbolos e abreviaturas. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ...
  5. Nomes de instituições e repartições.

as minúsculas são as letras que mais usamos. e. as maiúsculas elas são usadas no começo. no começo de que do nome próprio.

A letra bastão tem traços simples e é ideal para esse começo. A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Letra cursiva é também conhecida como letra de mão. É aquele tipo de escrita onde as palavras são formadas por letras todas juntas de maneira que se possa escrever uma única palavra em um único traço sem tirar o lápis ou caneta do papel.

Nesse sentido, estudiosos indicam que a letra bastão (maiúscula ou caixa alta) deve ser priorizada pela simplicidade de seus traços. Enquanto a letra cursiva é mais rebuscada e emenda uma na outra, a letra bastão é feita com um conjunto de traços, sendo que uma letra não se emenda na outra.