O que é letargia em humanos?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.

Letárgico: nível de alerta reduzido, com diminuição do interesse no ambiente à sua volta. Obnubilado: semelhante à letargia; o paciente tem interesse diminuído pelo ambiente, respostas lentas ao estímulo e tende a dormir mais que o normal, com torpor entre os estados do sono.

1. Sono profundo em que a circulação e a respiração parecem estar suspensas. 2. [Figurado] Apatia, indolência extrema.

8 doenças que causam cansaço excessivo

  1. Diabetes. A diabetes causa cansaço frequente porque nela a glicose do sangue não chega a todas as células e por isso falta energia no corpo para realizar as tarefas do dia a dia. ...
  2. Anemia. ...
  3. Apneia do sono. ...
  4. Depressão. ...
  5. Fibromialgia. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. Infecções. ...
  8. Alterações da tireoide.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Vitamina B12
Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço.

A fadiga, a sensação de fraqueza e a letargia são sintomas comumente atribuídos ao descondicionamento físico, aos distúrbios do sono e da saúde, à subnutrição e aos problemas emocionais.

A depressão pode diminuir a energia e conduzir à letargia. Com frequência, a depressão afeta o sono, levando a insónia e a alterações do sono, como acordar demasiado cedo. Às vezes é ao contrário, e o sono é excessivo. As alterações do sono são um dos aspetos mais debilitantes da depressão.

Estado vegetativo é uma condição marcada pela incapacidade de reagir intencionalmente a estímulos ou ao ambiente em redor. Geralmente, o paciente consegue manter ciclos de sono e vigília regulares, abrindo e fechando os olhos, diferentemente do que ocorre no estado de coma.

1 indolência, desinteresse, entorpecimento, inércia, indiferença, preguiça, marasmo, torpor, desânimo, apatia.

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia). A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.

Torpor: 1. Sentimento de mal-estar caracterizado pela diminuição da sensibilidade e do movimento; entorpecimento, estupor, insensibilidade. 2. Indiferença ou apatia moral; indolência, prostração.