O que é letargia em cães?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Letargia: a incrível falta de vontade de brincar e com respiração ofegante que pode indicar doenças em cachorros. Como os humanos, quando não se sentem bem, os cães perdem energia pra brincar.

O que é letargia? Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.

Existem três fatores principais que podem influenciar por que cachorro dorme tanto. O primeiro ponto é a idade e os hábitos da rotina. Pets mais jovens e idosos sentem maior necessidade de sono. Porém, cachorros que passam muito tempo sozinhos também podem desenvolver o hábito de descansar com mais frequência.

A depressão canina é um problema grave e muito sério, que pode facilmente acometer um cão que não está no seu estado mais puro de tranquilidade e bem-estar, considerando o médio e longo prazo. Afinal, tudo o que tira o cachorro de uma situação de conforto e bem-estar, pode deixá-lo ansioso e estressado.

O tratamento do cachorro com fraqueza vai variar de acordo com o diagnóstico. Caso a apatia do cão esteja ligada a um quadro de desidratação, por exemplo, é provável que, antes dos exames complementares serem feitos, o médico-veterinário já dê início à fluidoterapia (soro na veia).

Sintomas da gastroenterite canina

  • Vômitos;
  • Apatia e letargia;
  • Falta de apetite;
  • Fezes líquidas e/ou mais frequente que o habitual;
  • Dor abdominal;
  • Náusea (um sintoma que geralmente faz com que o cão fique babando e engolindo com maior frequência);
  • Inquietação;
  • Desidratação.

Os sintomas nos pets incluem tosse, respiração ofegante, perda de apetite, apatia, perda de peso e febre.

Cachorro quieto e triste, o que pode ser? De fato, se o cachorro aparenta estar triste e fica mais quieto que o normal, é provável que seja sinal de alguma doença física ou até mental, como a depressão, ou apenas que algo está incomodando, como mudanças em sua rotina.

Outras doenças que podem causar fadiga incluem hipertireoidismo e hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, infecções como hepatite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apneia do sono, anemia, distúrbios imunológicos, síndrome do colo irritável e câncer.

1. Sono profundo em que a circulação e a respiração parecem estar suspensas. 2. [Figurado] Apatia, indolência extrema.

Letargia é uma redução leve no estado de alerta ou confusão mental leve (turvação da consciência). As pessoas tendem a ficar menos conscientes do que está acontecendo ao seu redor e pensam de forma mais lenta do que o habitual. Elas podem se sentir cansadas e sem energia.

Doença do carrapato sintomas

  1. Petéquias (pontinhos vermelhos em locais como abdômen, gengiva e olhos);
  2. Hematomas;
  3. Sangramento nasal, pela urina ou pelas fezes;
  4. Apatia;
  5. Perda de peso;
  6. Febre.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

Segundo Juliana Gil, médica-veterinária comportamentalista, o cão é uma espécie sociável, por isso, não é recomendado deixá-lo sem supervisão por longos períodos. “O tempo sugerido é seis horas, porém, oito horas seria o máximo permitido.”