O que é lesão vascular cerebral?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Os acidentes vasculares cerebrais, em geral, afetam apenas um lado do cérebro. Como os nervos no cérebro atravessam para o outro lado do corpo, os sintomas aparecem no lado do corpo oposto ao lado danificado do cérebro.

Outros sintomas comuns são:

  • Dificuldade em permanecer por algum período em pé ou sentado;
  • Cãibras;
  • Insensibilidade em algumas regiões das pernas;
  • Formigamentos constantes;
  • Pernas ou pés frios — contrastando com a temperatura ambiente e as demais áreas do corpo.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.

A resposta é sim. E é mais comum do que se imagina. Após o AVC, é necessário mudanças no seu estilo de vida para melhorar a sua saúde. O AVC pode acontecer com qualquer um, independente da idade.

Para a maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é dominante para a linguagem, e as lesões podem levar a problemas de linguagem e comunicação.

O AVC pode danificar áreas do cérebro responsáveis pelo que chamamos de funções cognitivas (memória, pensamento, raciocínio, aprendizagem, entre outros). Alguns pacientes podem ter dificuldade com a atenção, planejamento e execução de tarefas, aprendizagem de novas habilidades e memória de curto prazo.

Pacientes com endurecimento das artérias começam a diminuir o fluxo sanguíneo para os membros. No início, isso pode causar dor ao caminhar, mas à medida que a doença progride, é capaz de causar úlceras dolorosas nos pés, infecções e até gangrena, o que pode exigir amputação.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

O tratamento das doenças cerebrovasculares pode ser medicamentoso ou cirúrgico, sendo que muitas vezes as cirurgias são indicadas nos casos de hemorragias. O objetivo principal do tratamento é normalizar a circulação sanguínea dentro do cérebro, para garantir o funcionamento do órgão.

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

Um dos principais exames realizados a pedido do cirurgião vascular é a angiografia. Este exame utiliza o raio-X para visualizar a parte interna dos vasos sanguíneos e serve para avaliar sua forma, diagnosticando doenças como arteriosclerose e aneurisma, por exemplo.

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como telangiectasias (vasinhos), varizes e trombose.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Os AVCs silenciosos podem afetar qualquer região do cérebro e são até 10 vezes mais frequentes do que um acidente vascular cerebral convencional. Os pacientes com essas imagens não apresentam os sintomas clássicos de um caso de AVC.

Quanto tempo antes do AVC aparecem os sintomas? A verdade é que não há tempo a perder diante de uma suspeita de Acidente Vascular Cerebral. Isso porque os sintomas surgem de forma repentina, indicando que uma ou mais áreas do cérebro já estão em sofrimento.

Conhecida popularmente como “AVC Silencioso”, a microangiopatia é conhecida por pequenas lesões cerebrais recorrentes e progressivas, que afetam de alguma forma a estrutura do cérebro e o seu funcionamento. É considerada uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas, mas exige atenção e cuidados.