O que é lesão no nervo ciático?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O nervo ciático pode ser acometido por danos dentro do canal espinhal, no local da sua origem (raiz nervosa) ou em algum outro ponto do percurso que ele faz. Quando esse nervo é afetado, o paciente sente bastante dor da região lombo-sacra até o pé (glúteo, coxa e lateral da perna são atingidos).

Sintomas de ciatalgia
Ciática pode causar uma sensação de formigamento ou uma dor persistente ou lancinante que desce pela trajetória do nervo. Pode ser sentida dormência ou fraqueza na perna ou no pé.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana.

A dor no nervo ciático pode trazer riscos, particularmente se acompanhada de sintomas que apontam para uma condição mais grave. Conhecida como ciatalgia, esta condição não é apenas incômoda, mas um indicativo de um problema que requer atenção.

Por fim, na persistência da dor por mais de 6 semanas ou incapacidade do paciente por alta intensidade dolorosa e/ou déficit neurológico, com o diagnóstico preciso da causa responsável pela compressão do nervo ciático, é indicado o tratamento cirúrgico.

Dor no nervo ciático tem cura!
Dor ciática tem cura, mas o importante é que o caminho certo seja trilhado.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro”, afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein.

No entanto, com o tratamento adequado, é possível observar melhorias já na segunda semana. No entanto, em geral, a crise aguda leva até seis semanas para se curar completamente.

A dor ciática pode ser acompanhada de fenômenos sensoriais (perda ou diminuição da sensibilidade) ou motores (perda de força para determinados movimentos). Se você perceber que tem perda de algum movimento da perna ou pé, venha urgente até nós pois pode estar havendo uma grave lesão do nervo ciático.

Exames de imagem e bloqueios nervosos diagnósticos podem ser apropriados em alguns casos. Os exames de imagem usados para diagnosticar a causa da ciática incluem: raio-x, tomografia, ressonância magnética (RM) e discografia (útil para avaliar anormalidades em um disco intervertebral).

Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren. Se estes princípios ativos não reduzem a dor, o médico pode fazer as infiltrações de cortisona. Esses tratamentos proporcionam alívio temporário, mas NÃO ELIMINAM a causa do problema.

1 – Alongamento em uma cadeira
Sente-se em uma cadeira e coloque um tornozelo sobre o joelho da outra perna. Mantendo a coluna ereta, use os braços para gentilmente puxar o joelho ao peito, em direção ao ombro oposto. Tente não curvar as costas ou para um dos lados do corpo durante o exercício.

O tratamento para dor no nervo ciático envolve medidas que tem como objetivo cessar a inflamação do nervo. Para isso, o paciente irá aplicar no local do nervo, compressas geladas ou quentes, dependendo da indicação médica. Além disso, o médico irá receitar analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio da dor.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).