O que é lente de contato monovisão?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O método de monovisão é uma solução mais antiga e simples para resolver o problema: uma lente de contato para visão de perto é colocada em um olho, e outra lente de contato para visão de longe é colocada no outro. A habituação e o cérebro fazem o resto. É importante observar que essa "monovisão" prejudica a visão 3D.

Lente monofocal x lentes multifocais: diferenças
Assim, diferentemente da lente monofocal, as lentes multifocais corrigem diferentes focos de visão: à curta, média e longa distância. Assim, focam até 3 distâncias em uma única lente. Portanto, indicadas para corrigir presbiopia, a famosa vista cansada.

Direitos e benefícios
Desde março de 2021, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, não considerava como deficiência a visão monocular. Desde então, deficientes monoculares podem solicitar aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (conhecido como LOAS).

Nossa visão é muito importante para diversas atividades. Mas você sabia que algumas pessoas possuem a chamada visão monocular? Isso ocorre quando uma pessoa enxerga muito bem por apenas um olho, porém possui apenas 20% da mesma capacidade no outro olho.

Uma lente monofocal para correção de miopia, por exemplo, pode custar a partir de R$ 119,00 para correção de até -4 graus. Ao adicionar complementos, como filtro para luz azul, recomendado para quem trabalha muitas horas no computador, o valor sobe para R$599,00.

Logo, as chamadas de lentes para visão simples ou monofocais são usadas por pessoas que possuem somente miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.

lentes de policarbonato

As lentes de policarbonato são indicadas para pacientes que possuem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. Como a lente de policarbonato possui um índice de refração maior, esse material é ideal para usuários que preferem óculos mais finos.

Para testar se seus óculos têm antirreflexo, existem vários métodos. Contudo, a maneira mais eficaz é posicioná-los contra uma lâmpada fluorescente. Verifique, durante o teste, se o reflexo da luz tem um tom esverdeado. Nesse caso, suas lentes são antirreflexivas.

O revestimento antirreflexo, também conhecido como revestimento AR, é uma camada fina aplicada à superfície das lentes dos óculos que permite que mais luz passe pelas lentes, melhorando a sua visão, reduzindo a quantidade de brilho que se reflete em suas lentes.

Também conhecida como progressivas, as lentes multifocais são indicadas para pacientes que precisam enxergar bem de longe, perto e intermediário, permitindo visualizar esses três campos de visão através do mesmo par de lentes.

Lentes multifocais são proporcionalmente mais caras do que monofocais. Uma lente de qualidade inferior compromete o resultado final da adaptação, e em geral lentes de melhor qualidade tem preços mais elevados.

Perto e Esfera
O grau da presbiopia é sempre preenchido na coluna indicada como “Perto” e deve ser precedido pelo sinal de positivo. Exemplo: Perto, Esférico: OD: +1,0 e OE +1,5. O paciente acima tem 1 grau de presbiopia no olho direito e 1,5 grau no olho esquerdo.

30 dias

Também é muito importante respeitar a vida útil das lentes, tanto no período de validade, quanto no tempo de uso. Por exemplo, lentes de descarte diário não devem ser reutilizadas, já as lentes de contato multifocais de descarte programado podem durar entre 15 e 30 dias, dependendo da indicação da validade na caixa.

No caso da visão monocular, se você sofreu um acidente que ocasionou a perda da visão de um olho, pode ser que você tenha direito ao Auxílio-Acidente. Daí, o perito do INSS deve constatar que você perdeu a sua capacidade para o trabalho de forma permanente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.