O que é lençol com virol?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Alguns modelos de lençóis de cima têm uma divisória que indica uma dobra nele, conhecido como virol. Por ser maior, o virol pode ser dobrado sobre a manta ou cobertor que for utilizado por cima desse lençol. Os lençóis de cima, diferente dos anteriores, podem ser estampados ou ter detalhes personalizados.

Percal

1. Percal. Esse tipo de tecido é o mais comum para lençóis no Brasil e se caracteriza por ter uma alta densidade de fios (a partir de 180 por polegada quadrada). Ele pode ser puro (100% algodão) ou misto (50% de algodão e 50% poliéster).

Para acertar, leve em conta com o lençol de baixo precisa ter as mesmas medidas da sua cama. Isso acontece pois a peça precisa ficar bem presa no colchão, a fim de que o excesso de tecido não atrapalhe seu sono. Em contrapartida, o lençol de cima é mais extenso e proporciona harmonia visual por meio do seu caimento.

Alguns modelos de lençóis de cima têm uma divisória que indica uma dobra nele, conhecido como virol. Por ser maior, o virol pode ser dobrado sobre a manta ou cobertor que for utilizado por cima desse lençol. Os lençóis de cima, diferente dos anteriores, podem ser estampados ou ter detalhes personalizados.

Significado de Virol
substantivo masculino [Heráldica] Rolo de fitas, entrançado, que ornava os capacetes nos torneios, e de onde saíam os patifes, que se conservavam na ornamentação dos escudos.

O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.

- Você sabe o que é dobra feita? Trata-se daquele acabamento que indica onde seu lençol deve ser dobrado e virado. Ela funciona como um detalhe decorativo muito charmoso. Se o lençol não tem vira, como também é conhecida a dobra feita, a melhor maneira de arrumá-lo na cama é do avesso.

A manta do cobre leito é mais fina, ou seja, ele é menos acolchoado, servindo para dias mais quentes, presentes no outono e primavera. Ele é perfeito para aquelas pessoas que gostam de dormir cobertas, independente da estação.

Número de fios
O mínimo de fios para que um lençol seja fofinho e não rasgue facilmente são 200 fios por polegada, e quanto mais fios acima deste número o lençol tiver, mais suave será a textura do algodão e mais este material se assemelhará a textura do cetim.

Parece complicado, mas como regra, quanto mais fios, mais resistente, macio e nobre é o tecido. Quando acima de 180 fios o tecido de algodão recebe o nome de ALGODÃO PERCAL. Quando menos de 180 fios costumam ser chamados de tecido 100% algodão.

Tipos de lençóis para hotelaria
Pode-se optar por lençóis com elástico, sem elástico e aqueles de 150 ou 180 fios. O carro-chefe, ou seja, aquele que é utilizado por 80% da hotelaria no Brasil é o lençol com 50% algodão e 50% poliéster em mistura íntima que são extremamente macios e aconchegantes.

O que é percal? De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios, que deve ser acima de 180. Com isso, a sua trama é mais fechada, resultando em um tecido denso, ao mesmo tempo que fino. Por isso, é macio, resistente e aconchegante.

Os lençóis de algodão ajudam a manter a cama sempre fresca e são fáceis de lavar e secar. O algodão, por ser uma fibra natural, também é mais seguro para bebês e pessoas com pele sensível, pois provocam pouca ou nenhuma reação alérgica, ao contrário de tecidos sintéticos.

Como é denso, sem deixar de ser macio, o percal pode ser um grande aliado para seu conforto durante muitos anos. Peças do tipo são resistentes e não desfiam com facilidade. Normalmente, as peças em percal contam com um acabamento fosco, perfeito para quem aprecia roupas de cama mais sóbrias.

Cobre leito
Como o próprio nome sugere, deve ser o último a forrar o colchão, logo, é colocado sobre o lençol de cima. É ideal para ser utilizado nos dias não muito frios.

O ideal é que, além dos jogos de lençóis em uso, você possa permitir que cada um faça ao menos uma troca semanal, por isso dois jogos por pessoa é o mínimo. O ideal é pelo menos três. Agora, se você quiser variedade, é claro que pode adquirir mais. Vai ser também uma opção para variar até o ambiente.

Em geral, quanto mais fios tiver a trama dos lençóis de algodão, mais macios eles serão e, provavelmente, mais caros. Os jogos de cama de algodão oferecem uma variedade que parte de 150 fios e seguem aumentando: 200 fios, 300 fios, 400 fios, 800 fios e até 1.600 fios.

Lençol de baixo
Essa é a primeira peça que você coloca no colchão e, normalmente, vem com elástico para facilitar o manuseio na hora de colocá-lo na cama. É importante escolher o modelo que encaixe perfeitamente no seu colchão, porque, se for menor ou maior, vai sair com facilidade durante a noite.