O que é leitura Emília Ferreiro?

Perguntado por: aaguiar3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Para Emilia Ferreiro a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.

Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.

Emília Feirreiro revolucionou o conceito de alfabetização por meio de pesquisas e investigações realizadas juntamente com Ana Teberosky, sobre o processo de aquisição da língua escrita na criança à luz da epistemologia psicogenética de Jean Piaget que resultou na obra intitulada Picogênese da Língua escrita que tornou- ...

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.

Com base nesses pressupostos, Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).

São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Ela refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.

Quais são os 7 princípios da filosofia Reggio Emilia?

  1. Criança protagonista da própria aprendizagem. ...
  2. Arte como importante linguagem de expressão. ...
  3. Construção do ambiente planejada. ...
  4. Cooperação é base da educação. ...
  5. Professor guia e aprendiz. ...
  6. Família parceira no ensino e na aprendizagem. ...
  7. Documentação pedagógica.

Embora a alfabetização comece na pré-escola, o desenvolvimento das habilidades iniciais de alfabetização começa antes disso. Podemos dizer que a alfabetização, então, começa antes mesmo da criança nascer, quando ainda está na barriga da sua mãe.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

A aquisição da leitura e da escrita representa um marco na história do desenvolvimento social e cultural do ser humano. Essa aquisição acontece gradativamente a partir do momento em que as crianças entram em contato com os sinais gráficos, ao iniciar seu processo de escolarização.

Porque entende as letras das palavras. Porque ela memoriza a palavra como fotografia. Pois dessa forma já aprende sons e letras.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

Ler é extrair sentido dos textos. O objetivo principal da leitura é compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto com o que o leitor já sabe ou pensa a respeito do assunto.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.