O QUE É lei do transformismo criada por Lamarck?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

De acordo a hipótese de Lamarck, os organismos transformavam-se em indivíduos cada vez mais complexos em decorrência da pressão do meio, que os forçava a mudar. Essas mudanças eram, portanto, decorrentes das necessidades dos indivíduos.

"Segunda Lei": Transmissão dos caracteres adquiridos – as características do uso e desuso seriam herdadas por gerações seguintes, por exemplo: uma girafa precisa esticar o pescoço para alcançar as folhas das árvores, o seu pescoço cresce e os seus descendentes nascem já com o pescoço mais comprido.

A ZOOLOGIA TRANSFORMISTA
A concepção do processo evolutivo, segundo Lamarck, combinava vários elementos comuns ao pensamento do século XVIII sobre a origem e o desenvolvimento da vida.

O lamarckismo baseia-se em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. Um dos primeiros trabalhos que contradisseram as ideias fixitas foi criado por Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) em 1809.

Lamarck acreditava na existência de um poder inerente à vida, dotado de uma tendência para o aumento da complexidade. Ele procurou fundamentar esta lei com dois tipos de fatos: um observável e outro não.

Significado de Transformismo
substantivo masculino Teoria explicativa da sucessão de faunas e floras no decurso dos tempos geológicos, fundada na ideia de transformação progressiva das populações e estirpes, seja sob a influência do meio (Lamarck), seja pela mutação seguida de seleção natural (Darwin, De Vries).

O Lamarckismo foi uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos, sendo proposta no ano de 1801 por Jean-Baptiste Lamarck. Para explicar a evolução das espécies, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.

O darwinismo baseia-se em dois pilares: a ancestralidade comum e a seleção natural. Após os conhecimentos sobre genética serem adicionados às ideias darwinistas, surgiu a teoria que chamamos de neodarwinismo.

Segundo esta lei, os seres vivos sentem necessidade de se adaptarem a novas condições ambientais, o que se traduz no uso ou desuso contínuo de determinados órgãos. Se um órgão é muito utilizado, desenvolve-se, mas, se pelo contrário, o órgão não é utilizado, acaba por atrofiar.

Em 1809, publica o livro “Filosofia Zoológica”, no qual apresenta suas teorias sobre a evolução. Lamarck fundamentou sua teoria através de duas leis: Lei do Uso e Desuso. Lei dos Caracteres Adquiridos.

O que Darwin e Lamarck tinham em comum? Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

Lamarck. A principal contribuição de Lamarck para a Biologia foi a divisão do Reino Animal nas categorias de vertebrados e invertebrados.

Transformismo: É a teoria que a ciência defende, que o ser humano sofreu transformações ao longo do tempo até se tornar o que é hoje. Criacionismo: É a teoria que os religiosos defendem, que um único ser criou as coisas exatamente como elas são hoje.

A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias. Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.

Jean Baptiste Lamarck(1744-1829) foi um naturalista francês que propôs teorias sobre a evolução dos organismos vivos. Segundo Lamarck, os seres vivos provinham da matéria orgânica e evoluíam, transformando-se gradualmente ao longo de diversas gerações.

Apesar das semelhanças entre as teorias, Darwin levou o conceito ainda mais adiante, ao pensar em questões genéticas e introduzi-las na sua teoria. No entanto, enquanto a teoria de Lamarck englobava os seres humanos, Darwin evitou o assunto, apesar de concordar que a seleção natural também age sobre a espécie humana.

O esquema que representa o lamarckismo é: o esquema A. A ideia básica da teoria do Lamarckismo era que, o ambiente muda e as formas de vida lutam continuamente para se adaptar às novas demandas de seu habitat, esses esforços modificam fisicamente seus corpos e essas mudanças físicas são herdadas pelos descendentes.

Lamarck acreditava que as características adquiridas eram transmitidas de geração em geração, tornando as espécies mais adaptadas ao ambiente. Por exemplo, as girafas que aumentavam o pescoço com a necessidade de buscar folhas cada vez mais altas nas árvores, passavam essas características para os descendentes.

Continuar lendo Em que Lamarck errou?