O que é legume raiz?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Esta categoria inclui plantas cujas as raízes são comestíveis e são usadas como vegetais. Alguns exemplos de legumes de raízes são a beterraba, cenoura, nabo e rabanete.

Terrestres: quando são subterrâneas, como aquelas apresentadas em feijão, cenoura e beterraba. Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água, sendo típicas de plantas aquáticas, como alface-d'água. Aéreas: encontradas expostas ao ar livre, como as raízes das orquídeas.

Alguns exemplos são espinafre, repolho, agrião, alface, couve de bruxelas, acelga, chicória e folhas de mostarda.

A cenoura (Daucus carota) é fonte de betacaroteno, que é antioxidante, e de vitamina A. Por isso, essa raiz comestível é considerada um dos alimentos mais benéficos para a saúde.

A principal diferença entre tubérculo, raiz tuberosa e bulbo está em qual parte da planta se desenvolve para acumular energia. Enquanto os tubérculos acumulam no caule, como no caso da batata e o inhame, as raízes tuberosas guardam os nutrientes em suas raízes, como a cenoura e a beterraba.

Legumes do tipo caule: cheios de fibra
O palmito, aipo, aspargo e ruibarbo são os principais legumes da categoria dos caules.

- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.

São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.

  • Raiz Axial ou Pivotante. ...
  • Raiz Ramificada. ...
  • Raiz Fasciculada. ...
  • Raiz Tuberosa. ...
  • Raiz Estranguladora. ...
  • Raiz Grampiforme ou Aderente.

Quatro opções surpreendentes de caules comestíveis

  • Caule de brócolis. Tão nutritivo quanto as folhas, o caule do brócolis possui apenas 28 calorias. ...
  • Palmito. Muitas pessoas não sabem, mas o palmito também é um caule comestível. ...
  • Aspargo. ...
  • Talo da couve.

Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete, tomate e tomate-caqui.

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.

A raiz auxilia a digestão, acelera o metabolismo, colabora para a metabolização das toxinas e reduz seus efeitos nocivos no fígado. Ele ainda tem efeito anti-inflamatório e, por isso, é tão usado no tratamento de gripes e resfriados.

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.

Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates). Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula). Variedades de legumes e verduras: - Bagas: beringeja, pimentão e tomate.