O que é legume CAXI?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O caxi ou porongo (Lagenaria siceraria) é um legume de origem africana e asiática. Da família das curcubitáceas, tais como a abóbora, pepino, melão, entre outros. É considerada uma PANC – planta alimentícia não convencional.

essa hortaliça é rica em fibras e. vitaminas como vitamina C A vitamina k e do Complexo B além de proteínas e minerais como cálcio fósforo ferro potássio Magnésio e Zinco Além disso cada 100 gramas de Cache possui apenas 20 calorias agora vamos falar dos.

Da familia dos porongos comestíveis, esta variedade produz longos frutos que chegam a mais de 1 metro, conhecido em algumas partes do Brasil como Caxi de Metro. Muito saborosos colhidos ainda tenros, preparados como abobrinha, refogado, empanado, e muito mais.

Existem dois tipos de caxixi. Um deles de frutos arredondados e outro, como esse do vídeo, mais comprido. Ele deve ser consumido ainda verde, com as sementes tenras - no mesmo ponto de colheita da abobrinha e do pepino, por exemplo, ainda bem jovens.

Existem 20 calorias em 100 g.

Proveniente da África, lá era utilizado em contextos cerimoniais e rituais. No Brasil, o caxixi passou a ser utilizado na cultura popular, sobretudo na capoeira, tornando-se parceiro do berimbau e duplicando o padrão rítmico básico dado pela baqueta, enriquecendo-o com ornamentações rítmicas.

A Lagenaria siceraria, que é conhecida por diferentes nomes, como cabaça, calabaça, porongo, purunga ou caxi, é uma espécie não convencional pertencente à família Cucurbitaceae, a mesma da abóbora e do chuchu, entre outras.

Em locais altos — acima de 800 m de altitude —, a época de plantio vai de agosto a março. Nos demais meses, as baixas temperaturas são fatores limitantes ao cultivo.

Utilização da abóbora Caxi
Ela deve ser cozida em fogo baixo e apenas com a própria água presente na hortaliça. Seus brotos também podem ser consumidos afogados ou em preparações de omeletes, que ficam enriquecidos com a hortaliça. Quando amadurece, ela torna-se muito dura, sendo denominada de cabaça.

As folhas jovens e pontas de ramos podem ser consumidas cozidas ou refogadas. Os frutos imaturos podem ser preparados de muitas formas diferentes, como por exemplo, fritos ou cozidos, e podem ser usados em sopas e conservas, ou até mesmo para fazer suco.

A cabaça é principalmente composta de água e tem um baixo teor de gorduras e hidratos, pelo que é uma hortaliça com pouco contributo calórico. Rica e saudável! Se quiser introduzir a cabaça na sua cozinha, pode fazê-lo de muitas formas diferentes, dado que pode ser consumida crua, assada, cozida ou até mesmo gratinada.

Excelente fonte de betacaroteno, antioxidante que favorece a saúde dos olhos, o caqui pode se tornar um grande aliado de quem tem diabetes.

Depois de colhidos e secos, tornam-se desde recipientes domésticos (como vasilhas, pratos e colheres rústicas) até instrumentos musicais (chocalhos, berimbaus e corpo de violas). Suas sementes podem ser consumidas cozidas ou torradas. E a polpa, em geral, é usada no preparo de xaropes.

Diferentes povos utilizam o porongo na confecção de recipientes, instrumentos musicais, boias e máscaras. No sul do Brasil é empregado na fabricação das cuias, recipientes para o chimarrão.

A cabaça ou porongo é propagada a partir de suas sementes. Abra covas de 30 a 45 cm de profundidade, adube conforme a necessidade de forma a suprir as deficiências nutricionais do solo e volte a fechar. Semeie de duas a cinco sementes por cova a uma profundidade de 1 a 2 cm no solo já preparado.

caxi | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Tem 164-273 kcal; 2,5-3,3 g de proteínas; 6 g de gordura; 34,9 g de carboidratos; 2 g de fibras.

110 calorias

Uma unidade de paçoca possui em torno de 110 calorias e não contém uma quantidade grande de açúcar.

De origem africana, o caxixi é um dos remanescentes da cultura bantu e chegou ao Brasil com os escravos provenientes das regiões do Congo e Angola.

A Feira de Caxixis ocorre há cerca de 300 anos durante o período da Semana Santa na cidade de Nazaré, localizada à 225 km da capital baiana.