O que é lecitina na gema do ovo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

- A gema é rica em lecitina, agente emulsificante, substância que tem uma extremidade (polar) atraída pela água , e outra extremidade (apolar ) atraída pelo óleo. - A gema do ovo, como emulsificante natural, é adicionada na fabricação de alguns alimentos: maionese, massas para bolos, sorvetes caseiros.

A lecitina possui a função de aditivo alimentar, pois atua como fator de composição das membranas celulares presentes no corpo humano. Também é naturalmente produzida pelo fígado e metabolizada por todo o organismo.

“A lecitina de soja é um tipo de gordura natural obtida a partir da soja. Ela serve muito para indústria alimentícia para ser utilizada como emulsificante. Então hoje nós temos diversos produtos que utilizam a lecitina de soja para dar homogeneidade, textura para pães e outros produtos alimentícios.

Lectinas são proteínas que podem ser extraídas principalmente de sementes e raízes de leguminosas que são capazes de ligar-se especificamente a determinados açúcares (nas cadeias laterais de glicoproteínas).

Inicialmente a lecitina foi isolada da gema de ovo, que é a fonte mais (contém 10%).

Muito se fala dos problemas do glúten na alimentação, mas você sabia que a lectina, também encontrada no trigo, pode ser igualmente prejudicial ao nosso organismo? Ela pode inclusive ser a causa do seu desconforto gastrointestinal, além de agravar a permeabilidade intestinal!

Ferver grãos, cereais e algumas leguminosas também pode ser uma boa opção no processo de eliminação das lectinas. Isso porque o calor elevado degrada os anti-nutrientes, inibindo sua ação no organismo.

O cozimento em água também ajuda a reduzir os antinutrientes
Essa é uma boa dica, inclusive, para tirar as lectinas presentes na batata, berinjela, tomate e pimentão - assim, os vegetais ficam mais limpos e saudáveis.

A lecitina é um fosfolipídio encontrado de forma natural em alimentos de origem animal e vegetal, sendo a gema de ovo, a soja e o gérmen de trigo as principais fontes.

A lecitina é formada por uma mistura de glicolípidos (10%), triglicéridos (35%) e fosfolípidos (50%), carboidratos, pigmentos, carotenóides e outros compostos de baixo teor. Dentre os fosfolípidos, podemos destacar 3 tipos presentes na lectina de soja: fosfadilcolina, fosfadiletanolamina e fosfadilinositol.

A lecitina é um agente capaz de dissolver os depósitos de colesterol em substâncias, como o sangue, pois uma parte da molécula é atraída pelas gorduras, enquanto a outra é pela água. Em virtude disso, é secundária no processo de emagrecimento. -Propicia maior metabolismo das gorduras.

Outros alimentos que contêm lectinas são: berinjela, lentilhas, pimentas, ervilhas, batata-doce, abobrinha, cenoura, ruibarbo, beterraba, cogumelos, aspargos, nabos, pepinos, abóbora, pimentão e rabanete.

A aveia, por exemplo, “possui a beta-glucana, uma fibra muito importante para a microbiota intestinal”. Para a diretora da Asbran, a exclusão de todos os alimentos que contêm lectina ou avenina, como a aveia, também “não se justifica”.

NOME QUÍMICO OU NOME GENÉRICO: Lecitina de Soja SINÔ NIMO : Lecitina CLASSIFICAÇÃO E ROTULAGEM DE PERIGO: Não perigoso. MEIOS DE EXTINÇÃO APROPRADOS: Água. MEIOS DE EXTINÇÃO: Usar spray de água, pó químico seco, dióxido de carbono ou espuma química. MEIOS DE EXTINÇÃO CONTRA INDICADOS: Água jato pleno.

Pouco conhecida, mas abundante nos nossos pratos, a lectina é uma proteína facilmente encontrada em diversos alimentos, principalmente grãos, como soja, gérmen de trigo, lentilhas e feijões, quinoa, além de alguns vegetais e legumes, como o tomate e a berinjela.

Para preparar o feijão em nossas casas, o ideal é deixá-lo de molho de um dia para o outro na água, para depois cozinhar, Isso libera boa parte da lectina da casca. É preciso aquecer os grãos em um local úmido.