O que é LC50?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Já a concentração letal média (CL50) refere- se à concentração de um produto químico no ar ou na água que leva à morte de 50% dos indivíduos num tempo pré-estabelecido (QUEIROZ, 2015).

Esse é o end point: a diluição de vírus em que 50% das culturas celulares estão infectadas. Esse numero é expresso como a dose infecciosa 50% (DI50) por mililitro, e o estoque viral dessa amostra contém 105 DI50 por ml.

A avaliação da toxicidade é realizada com o objetivo de determinar o potencial de novas substâncias e produtos causar danos à saúde humana.

DL50 é uma maneira de exibir o grau de toxicidade aguda de um determinado produto. Ele indica a quantidade do ingrediente ativo de uma substância tóxica (exemplo: agrotóxico) suficiente para matar 50% dos animais em que foi testado.

O teste foi criado por J.W.
...
Tabelas de LD50.

CategoriaLD50 para ratazanas (mg/kg massa corporal)
Muito tóxicomenor que 25
Tóxicode 25 a 200
Nocivode 200 a 2000

Existe uma escala contínua de toxicidade relativa com três níveis básicos: substâncias que são essencialmente não tóxicas e que podem ser consumidas numa dosagem de pelo menos dez vezes a mais do que normalmente são ingeridas, sem nenhum efeito substancialmente nocivo; substâncias que são levemente tóxicas e que podem ...

O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.

A toxicidade crônica é oposta à toxicidade aguda, pois a última ocorre durante um período de tempo mais curto e envolve concentrações tóxicas mais altas. Exames toxicológicos podem ser realizados para avaliar a toxicidade crônica de diferentes contaminantes.

  • Infecção.
  • colonização ou.
  • Invasão.
  • Proliferação.

AGENTE TÓXICO, TOXICANTE OU XENOBIÓTICO: Substância química, de estrutura química definida, capaz de produzir um efeito nocivo (efeito tóxico) através de sua interação com um organismo vivo. TOXICIDADE: Capacidade inerente de a substância química produzir efeito nocivo após interação com organismo.

Toxicidade aguda é a manifestada dentro de períodos curtos (horas ou dias) de exposição; é tipicamente associada com o colapso de tecidos/sistemas fisiológicos, em graus que excedem os graus de reparação ou adaptação; comumente é relacionada a efeitos letais rápidos.

Classificação dos agrotóxicos quanto ao grau de toxicidade
a) Classe I - extremamente tóxica (faixa vermelha). b) Classe II - altamente tóxica (faixa amarela). c) Classe III - medianamente tóxica (faixa azul). d) Classe IV - pouco tóxica (faixa verde).

I - Categoria 1: Produto Extremamente Tóxico – faixa vermelha; II - Categoria 2: Produto Altamente Tóxico – faixa vermelha; III - Categoria 3: Produto Moderadamente Tóxico – faixa amarela; IV - Categoria 4: Produto Pouco Tóxico – faixa azul; V - Categoria 5: Produto Improvável de Causar Dano Agudo – faixa azul; e VI- ...

Para se avaliar a toxicidade de uma substância química, é necessário conhecer: que tipo de efeito ela produz, a dose para produzir o efeito, informações sobre as características ou propriedades da substância, informações sobre a exposição e o indivíduo.

Por esse motivo, o EC50 está totalmente relacionado com a definição de potência, a qual a partir de doses comparativas de drogas permite analisar a afinidade do fármaco com seu respectivo receptor, em outras palavras, uma menor concentração da droga necessária para atingir metade do efeito é considerada potente.

O teste de toxicidade aguda deve ser feito em pelo menos três espécies de animais diferentes, sendo uma não roedora. Este teste permite avaliar o início, a natureza e a duração da intoxicação, incluindo exames clínicos e patológicos nos animais.

Depuração (clearance) (Cl)
Este parâme- tro mede o desaparecimento da droga. A depuração é constante em torno das variações encontradas clíni- camente.

Continuar lendo