O que é lâmpada COB?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O LED COB, Chips on Board, é uma nova tecnologia que melhora o desempenho de iluminação de um projeto. Isso acontece, pois vários chips de LED são encapsulados em conjunto, usualmente nove ou mais, e trabalham como um módulo de iluminação.

Você sabe a diferença entre o Spot Dicróica e Spot COB? O Spot Dicróica LED é formado por LEDs de 1 Watt cada. Assim, a potência total é diretamente proporcional ao número de LEDs. Já o Spot COB tem apenas um módulo que é responsável pela sua potência.

TV Full LED
É uma evolução do LED convencional. A tecnologia Full LED incorpora os LEDs em todo o painel do aparelho e não somente nas bordas da tela (como o LED convencional faz), permitindo que o brilho apareça maior e mais uniforme nas imagens. Ele também pode ser chamado de LED Direct.

Segundo a Resolução 383, de junho de 2011, do CONTRAN, em seu artigo 6º, as cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação dos veículos e que são permitidas são as seguintes: – Farol de luz alta: branca. – Farol de longo alcance branca. – Farol de luz baixa: branca.

A Fita LED COB traz uma tecnologia de encapsulamento de múltiplos LEDs COB. Visualmente falando, nós não conseguimos enxergar esses LEDs, apenas o aspecto que se dá, de uma fita laranja, mas que na verdade são LEDs. Uma outra característica interessante deste modelo de Fita, é a marca de corte.

Quando falamos de um produto de iluminação LED integrado, referimo-nos a um produto cujo chip e tecnologia LED está integrado e incluído na estrutura do produto, ou seja, o seu envoltório, design e tecnologia são indivisíveis. Neste caso, lâmpada e candeeiro formam um só produto de iluminação, sendo inseparáveis.

O QUE É SMD? A segunda categoria de montagem de uma placa eletrônica é conhecida como SMD, Surface Mounted Device, que ser traduzido como “componente montado em superfície”.

Para entender o processo de fabricação SMT podemos começar pela origem da sigla, que vem do inglês: Surface Mount Technology – Tecnologia de montagem em superfície. O processo também é conhecido como montagem SMD (Surface Mount Device) e consiste em montar componentes na superfície da placa.

SMD significa Surface Mounted Device ou Dispositivo de Montagem Superficial, e refer-se à forma em que vão os LEDs montados sobre a fita. Existem varios tipos de SMD, os mais habituais são os SMD5050, SMD3528 e SMD3014. Os números fazem referênica às dimensões dos chips.

Spots 5W — foco de luz mais amplo, geralmente possuem ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana; Spots 7W — Foco de luz amplo responsável por uma iluminação mais intensa e uniforme. Iluminam até 150cm de área plana.

De acordo com a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), as luzes de LED apresentam grande vantagem com relação à eficiência energética, pois são extremamente econômicas. Enquanto a lâmpada dicróica consome 50W, a de LED tem um consumo de 5W. A vantagem da segunda sobre a primeira é de 80% de economia.

Iluminação Geral
Já a diferença entre a PAR20 e a dicróica é em relação à dimensão da luminária, pois a primeira precisa de uma luminária maior, enquanto a segunda utiliza luminárias mais delicadas. Nós também usamos muito as lâmpadas dicróicas para iluminar um quadro ou obra de arte na parede.

Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida. Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar.