O que é lamen em coreano?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O lamen coreano, também é conhecido como ramen coreano (pois normalmente os orientais trocam a letra “L” por “R”). Aqui no Brasil conhecemos também como miojo coreano (macarrão instantâneo). Atualmente existem inúmeros tipos de lamen coreano, alguns com muita pimenta e outros com pouca ou até sem pimenta.

Cheot-garak (pauzinhos orientais). Macarrão instantâneo.

Leve os noodles à boca, sorvendo o lámen vigorosamente – os hashis podem servir como “apoio”, assim como a renge (a colher que aparece no vídeo, que além de ajudar a sorver a massa junto com o caldo, também auxilia a comer o ovo). Mastigue um pouco da massa. Coma um pouco da carne. Tome um pouco do caldo.

É uma carne bastante gordurosa e pode ser temperada com shoyu ou missô. Além dos toppings, as casas de lámen também oferecem outros acompanhamentos que complementam o sabor do prato, como alho tritutado (torrado ou cru), gergelim branco torrado, gengibre em conserva e óleo de gergelim apimentado.

Para preparar um bom Lamen em casa você precisa de:

  1. Uma massa de macarrão oriental (hosomen, somen, udon ou soba);
  2. Uma base de caldo de carne e vegetais;
  3. Acompanhamentos diversos (que podem ser carnes, vegetais, algas, ovos).

Usado mais frequentemente em sukiyaki e oden. O supracitado narutomaki tem como marca a espiral rosa dentro da massa cozida. Basicamente um elemento estético, é a variação mais frequente na preparação do lámen. Na ficção, aparece no filme de terror Uzumaki (Spiral, 2000) e na animação Naruto.

Tantanmen. Com um sabor mais marcante e apimentado, o tantanmen é uma versão do lámen adaptada da versão chinesa com a presença de ingredientes de sabor mais forte como a carne suína e o layu (óleo de gergelim apimentado).

A sua preparação rápida, fácil e o preço barato tornou-o rapidamente popular . O consumo do macarrão instantâneo é mais comum do que de macarrão não-instantâneo.

Com os clichês dos dramas coreanos, eu aprendi que comer lámen tem um significado a mais. Sempre que um convida o outro para comer lámen em casa, significa que ele tem segundas intenções. Aqui, no Brasil, é muita pobreza chamar o crush pra comer miojo.

Para os apreciadores de yakisoba e lámen, vinhos elaborados com Malbec ou Merlot são a combinação ideal.

Posso comer miojo cru? A massa do miojo é pré-assada e depois frita ainda na fábrica. Por isso, o macarrão instantâneo que compramos no mercado não vem totalmente cru. Mesmo assim, o recomendado é que essa massa seja preparada (cozida ou assada) antes de se comer.

Das panelas, geralmente saem pratos como o Curry Lamen, que vai com caldo de carne e molho curry. Há ainda o macarrão com molho de missô, uma pasta muito utilizada na culinária japonesa, e o que leva camarão. Todos custam R$ 50.

Lamen Kazu > Opção picante, o kara missô lámen custa R$ 52,90. A sopa temperada com pasta de soja fermentada, pimenta e kimchi vem com broto de feijão, alga e fatia de carne suína.

Lamen (ramen) o tipo verdadeiramente japonês
A diferença do lamen para o yakisoba está principalmente nos componentes, pois o primeiro é mais semelhante a uma sopa, e utiliza um tipo de macarrão diferente com massa mais espessa, além de levar carnes variadas e frutos do mar no molho.

Lámen na China, Ramen no Japão. A pronúncia deu ao prato nomes diferentes em cada país, mas isso não mudou a essência deste prato, considerado no oriente como um fast food, e que começou a ganhar o mundo desde o século 19.

Ichiraku miso ramen (Lamen do Naruto)

Dizem que Tatsu, a esposa de Masaharu Ohkubo, o dono do estabelecimento, gostava muito das retrucadas que o funcionário chinês bradava da cozinha, “haoliao (está pronto)” e daí batizou o prato de “liao-men (men — macarrão — do liao)” e que na pronúncia japonesa se transformou em “ramen” ou “lamen”.