O que é labor para Hannah?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Para a autora de “A condição humana” o labor é um processo cíclico, movido por um círculo prescrito – o processo biológico do organismo vivo –, e só finda com a morte.

Ao começar sua obra, “A condição humana”, Hannah Arendt alerta: condição humana não é a mesma coisa que natureza humana. A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem.

O labor diz respeito à conservação da própria vida do indivíduo. O trabalho diz respeito à fabricação de objetos duráveis. A ação refere-se ao resultado da liberdade humana de começar algo novo no espaço público através da espontaneidade e do estar coletivamente com os outros cidadãos. Para Arendt (2005, p.

O labor é a atividade relacionada ao processo biológico do corpo humano: crescimento, metabolismo e seu declínio. Corresponde a uma condição nata de como determinados conhecimentos, um saber implícito, nascem com o homem. A condição humana do labor é a vida.

O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.

Seu principal conceito, o de pluralismo político, defende a importância de existir igualdade política e liberdade, com tolerância e respeito às diferenças, visando a inclusão.

Principais ideias de Hannah Arendt. Hannah Arendt era adepta do conceito de “pluralismo” no âmbito político. Pelo pluralismo seria possível gerar o potencial de uma liberdade e igualdade política entre as pessoas. Ela trabalhou acerca da questão da importância do pensamento crítico como guia das ações humanas.

Origem etimológica:latim labor, -oris, trabalho.

Hannah Arendt alerta para o fato de que em qualquer regime totalitário não se tem a pessoa como valor-fonte do ordenamento jurídico. Ao contrário, alguns indivíduos passam a ser supérfluos para os governantes, são os excluídos da sociedade, entre eles os pobres, os judeus, os apátridas e os refugiados.

Hannah Arendt foi uma filósofa e teórica política contemporânea. Judia nascida na Alemanha, Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista, o que motivou a sua pesquisa sobre o fenômeno do totalitarismo.

Hannah Arendt, a partir do julgamento de Adolf Eichmann, em 1961, propõe uma análise da banalização do mal na sociedade. Para ela, a maldade não se dá por causa da natureza de caráter ou de personalidade, mas sim pela incapacidade de julgar e conhecer as situações, os fatos, as estruturas e o contexto.

Para Aristóteles a relação entre a direção e o trabalho, entre aquele que manda e aquele que obedece, é regida por uma hierarquia derivada do conhecimento e da experiência. De forma que não só a hierarquia das ocupações é dada pela razão: também a hierarquia funcional deriva da sabedoria prática.

O trabalho é rico de sentido individual e social, é um meio de produção da vida de cada um ao prover subsistência, criar sentidos existenciais ou contribuir na estruturação da identidade e da subjetividade. É valorizado tanto pelos defensores tradicionais do capitalismo quanto pelos marxistas.

Em Aristóteles não existe um conceito sintético quanto ao trabalho, mas a discussão sobre a oposição acima escrita aparece no estudo que faz o autor grego sobre a escravidão e o escravo, e a definição da condição humana como política.

Na visão de ARENDT o ser humano na era moderna perdeu essa capacidade de se identificar como um ser capaz de “fazer história”, voltando-se cada vez mais para si próprio, transformando o espaço de aparência em um mero instrumento de convívio social.

Enquanto no labor, a ação do homem submete-se aos ritmos da natureza, e a práxis liberta-se pela ação livre de um usuário sobre os objetos do mundo, a ideia de poiesis refere-se à ação transformadora e criadora.

Arendt afirma que o isolamento é a característica do Homo Faber, daquele que produz as coisas humanas e, por isto, está em contato com o mundo como obra humana (2006, p. 527). A partir destes dados é possível perceber que as tiranias e ditaduras investem contra a política e a formação do poder.

Sentido e Significado do Trabalho
A palavra “trabalho” é compreendida como atividade profissional, remunerada ou não, produtiva ou criativa, exercida para determinado fim.