O que é labirintite é perigoso?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Essa doença compromete as estruturas responsáveis pela audição (cóclea) e pelo equilíbrio (vestíbulo) e pode ter como causa processos inflamatórios ou infecciosos como otites ou meningites, alterações metabólicas e o próprio envelhecimento.

É também importante frisar que a Labirintite é um quadro grave que, em geral, provoca vários sintomas além da tontura. Entretanto, ela é muito rara em relação a outras patologias que também causam alterações na percepção de posição e no sistema auditivo, pois requer fatores de risco específicos.

A falta de tratamento adequado aumenta o risco de perda auditiva permanente e de queda, diminuindo assim a qualidade de vida. Portanto, se você se identifica com o quadro de vertigem, náuseas, desequilíbrio e perda da audição, converse com um otorrinolaringologista ou otoneurologista.

Diferente do que se diz por aí, de que “labirintite” não tem cura, isso não é verdade. Há tratamento e o principal objetivo é descobrir a verdadeira causa da doença, e não somente tratar o sintoma, ou seja, a tontura.

Quanto tempo dura uma crise de labirintite? Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias.

É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco, como pães, tortas e bolos. No lugar destes, é preciso aumentar o consumo de alimentos anti-inflamatórios como: Brócolis. Couve.

Os sintomas da labirintite podem ser agravados pelo consumo de alguns alimentos.
...
4 alimentos que devem ser evitados

  • Cafeína. Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.
  • Álcool. ...
  • Sal. ...
  • Açúcar.

A sensação de que a sua cabeça está muito leve, como se flutuasse, é caracterizada como tontura. Ela também traz a impressão de que a pessoa está prestes a cair. Embora esse não seja um sintoma exclusivo da labirintite, pacientes que sofrem com essa doença relatam sentir essa instabilidade.

Como reconhecer a labirintite? O sinal mais conhecido da labirintite é a vertigem, quando você sente que tudo ao seu redor está se movimentando. Porém, existem outros sintomas que pedem atenção: tonturas, náuseas, suor excessivo, perda da audição, desequilíbrio, zumbido.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Ginkgo biloba, erva-doce, vinagre de maçã, cravo-da-índia e alecrim (geralmente preparados em chás) são ingredientes conhecidos popularmente como opções de remédio natural para a Labirintite, mas é preciso esclarecer, porém, que esses tratamentos caseiros não têm comprovação científica e o uso indiscriminado de algumas ...

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

A labirintite ocorre em razão de uma inflamação do labirinto, que se localiza no nosso ouvido interno. A labirintite apresenta diversas causas. A orelha, comumente chamada de ouvido, é o órgão responsável pela audição e também pelo equilíbrio do nosso corpo.

Quais são os sintomas da labirintite?

  1. tontura e vertigem;
  2. náusea;
  3. perda de audição;
  4. zumbido no ouvido;
  5. desequilíbrio;
  6. sensação de estar caindo;
  7. vômito;
  8. transpiração excessiva.

Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como banana, abacaxi, maçã e pera.

Confira agora, em 5 passos, como mandar a tontura embora.

  1. Evite comer alguns alimentos. Alguns alimentos podem piorar os sintomas de tontura. ...
  2. Associe a medicação à mudança de hábitos alimentares. ...
  3. Atividade física ajuda a reduzir as crises de tontura. ...
  4. Evite situações que gerem tontura. ...
  5. Projeta os ouvidos.

A labirintite pode ser confundida com outras condições que causam sintomas semelhantes, como a Doença de Meniere, enxaqueca e tumores (benignos ou malignos) no nervo auditivo ou vestibular, por exemplo.

É comum a pergunta se labirintite da dor de cabeça ou não. Na realidade, a dor de cabeça ou a sensação de cabeça oca podem ser sintomas de labirintite. Vale citar, ainda, que a dor de cabeça pode acontecer devido ao excesso de tensão muscular que a labirintite pode causar.

Podemos considerar a existência de dois tipos de labirintite: a Labirintite Viral e a Labirintite Infeciosa. Em qualquer um dos casos, se desconfia que sofre de labirintite, é muito importante que se dirija a um médico especialista para que este possa fazer um diagnóstico correto.

Não há relação do consumo de ovo com o início ou piora de crises de labirintite. Algumas pessoas têm maior sensibilidade a alguns alimentos como café, chocolate, queijos e itens gordurosos.