O que é L4 L5 e L5 S1?

Perguntado por: gbonfim . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

O teste é considerado positivo se a dor ciática for reproduzida entre 35 e 70 graus de elevação. Esse teste é útil para detectar compressões das raízes de L4, L5 e S1, sua positividade é indicativa de compressão radicular em 90% dos casos.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

O que é abaulamento discal difuso em L4 e L5? Abaulamento discal difuso é o deslocamento da cartilagem do disco intervertebral L4L5 em diversas direções, ou seja, como se a cartilagem do disco entre as vértebras L4 e L5 estivesse espalhada em grande parte da sua circunferência.

Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.

L1 e L2 são avaliados pela flexão do quadril, L3 pela extensão do joelho, L4 pela dorsiflexão do pé (tibial anterior), L5 pelos extensores dos dedos (sobretudo hálux) e S1 pela flexão plantar do pé.

O sacro está localizado entre os quadris e forma a parte de trás da pelve. O sacro juntamente com o cóccix e as duas articulações sacroilíacas formam a cintura pélvica. A parte superior do sacro (S1) une a última vértebra lombar (L5) e cria a coluna lombossacra.

Sintomas

  • Desconforto ou dor nas costas ou no pescoço.
  • Ligeira fraqueza muscular.
  • Formigamento ou outras alterações na sensibilidade.
  • Outras alterações na sensibilidade.
  • Nos homens, dificuldade para iniciar e manter uma ereção (disfunção erétil. leia mais )

A radiculopatia lombar é uma condição que pode causar dor, dormência ou fraqueza nas pernas e na parte inferior das costas. Ela ocorre quando os nervos da coluna lombar são comprimidos ou danificados. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar mais danos aos nervos.

Auxílio-doença hérnia de disco lombar quem tem direito
Enfim, para se ter direito ao auxílio-doença para hérnia de disco lombar o segurado precisa ter alguns requisitos mínimos, como qualidade de segurado, período de carência e incapacidade temporária comprovada por atestados/laudos e exames médicos.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

A hérnia de disco e outros problemas de coluna podem gerar o afastamento, seja temporário ou definitivo. O que vai definir a necessidade do afastamento, portanto, é o grau de incapacidade do trabalhador. Nestes casos, através da perícia médica do INSS, pode haver o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

Tem cura sim, mas nem sempre. O abaulamento de um disco intervertebral pode comprimir uma raiz nervosa levando a perda de força. A recuperação pode ocorrer espontaneamente , com fisioterapia ou mediante a tratamento cirúrgico.

Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

A protrusão discal ou abaulamento discal é uma alteração do disco intervertebral que fica muito profunda na coluna, não é palpável. O que pode haver é uma contratura muscular pela dor.

Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática. O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região.

A falta de hidratação, uma alimentação desequilibrada, consumo frequente de álcool e o tabagismo são fatores comportamentais que podem acelerar o desgaste dos discos e intensificar quadros de abaulamento discal.

O abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.

Hérnia de Disco Sequestrada
Trata-se do tipo mais grave de todos, pois danifica tanto o disco que pode até mesmo parti-lo ao meio. Quando isso acontece, o líquido gelatinoso penetra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, o que causa compressão contínua, inflamação e muita dor.

Exercícios como Pilates e Treinamento funcional são ótimos aliados no tratamento, pois tem a capacidade de aliviar a dor sem afetar a prática de atividade física, pois proporcionam maior estabilidade da coluna, devolvendo assim, sua funcionalidade na maioria dos casos.

Continuar lendo