O que e kJ em calorias?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Termo popular para se referir ao valor energético de um alimento. A unidade de energia é o quilojoule (kJ), embora a unidade quilocaloria (kcal) seja mais conhecida pelos consumidores. Assim, 1 kcal é equivalente a aproximadamente 4,2 kJ.

[ Física, Metrologia ] Unidade de medida de trabalho ou de energia equivalente a mil joules (símbolo: kJ).

1 quilocalorias corresponde a 1000 calorias.

Quantos quilos emagrece com uma dieta de 1000 calorias? Uma dieta restritiva como a de 1000 calorias por dia pode fazer com que a pessoa consiga perder até 1 kg por semana, porém, os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

Em média, uma pessoa precisa deixar de consumir 7 mil calorias para eliminar 1 kg — mas isso varia e há outros fatores a serem levados em conta.

Exemplo de cálculo de ingestão calórica diária
Para saber quantas calorias uma mulher de 30 anos, com 60 Kg que trabalha sentada e que não pratica atividade física, precisa ingerir por dia, a calculadora faz os seguintes cálculos: Gasto energético basal: (14,818 x Peso) + 486,6 = 1375,68 calorias.

1.000 cal

Sua definição é: Uma caloria é a quantidade de energia que deve ser transferida para um grama (1,0 g) de água líquida para elevar sua temperatura em um grau Celsius. A quilocaloria é uma unidade múltipla da caloria, sendo 1 kcal = 1.000 cal.

Basicamente, 1 quilocaloria corresponde a aproximadamente 4,2 quilojoules. Então, depois do que foi abordado, entendemos que KCAL e KJ são as unidades do valor energético de um alimento, mas que significam a mesma coisa.

A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400. Embora não possamos perder de vista o "androcentrismo" da ciência, que identifica um indivíduo adulto como um homem de cerca de 40 anos.

Com um ritmo intenso, a mistura de ginástica aeróbica e dança latina ajuda a tonificar os músculos. Durante uma hora de aula é possível eliminar até 1000 calorias, auxiliando na perda de peso.

Para gerar um déficit calórico de 1.000 calorias, por exemplo, é necessário gastar mil calorias a mais do que consumiu num determinado período. Para se ter uma ideia, para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias.

Pela legislação brasileira, as recomendações de energia e nutrientes apresentadas nos rótulos dos alimentos têm como referência 8.400 kJ ou 2000 kcal/dia. Isso geralmente é indicado para uma pessoa de tamanho mediano, com atividade física baixa, no caso de homens, e atividade moderada, no caso de mulheres.

Durante essa dieta pode-se perder em torno de 1kg por semana.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

Quer saber mais sobre o que você pode fazer para ajudar a perder 400cal por dia? Uma rotina consistida em exercícios de peso corporal, como flexões, burpees e agachamentos em séries que você treina com intensidade alta por 20s e descansa 10s, até completar 9 séries.

De uma forma geral, uma pessoa de peso médio com uma dieta equilibrada precisará de queimar cerca de 3500 calorias para perder um quilograma de gordura. Para perder esse quilograma de gordura com exercício numa semana, terá de eliminar cerca de 600 calorias por dia.

Como emagrecer 1 kg por semana

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Para o cálculo são necessárias algumas contas, como por exemplo você saber o gasto da sua taxa metabólica de repouso (TMR), depois você multiplicar esse valor por um fator de atividade física (que está relacionado ao seu cotidiano) e depois adicionar os gastos calóricos do exercício físico.

Por exemplo, se a necessidade diária de calorias for de 2000 calorias e o objetivo de déficit for de 500 calorias, a meta diária de calorias é de 1500 calorias (2000 – 500 = 1500). A redução de 500 calorias por dia na dieta, favorece a perda de cerca de 0,5 Kg por semana.