O que é K9 a droga da morte?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirma que tem aumentado o número de internações nos hospitais de pessoas infectadas por droga sintética, também chamadas de drogas K (K2, K4 e K9). A substância é a base de canabinoide sintético, mas possui uma potência até 100 vezes maior que a maconha.

A substância, localizada em São José, na Grande Florianópolis, em uma ação na sexta-feira (16), passou por uma análise que confirmou a origem da droga. A k9 foi apreendida em uma encomenda no centro de distribuição dos Correios. Segundo o delegado Walter Loyola, ela veio de São Paulo.

Tipos de drogas
Quando ela é borrifada em papel, é chamada de K2; quando aparece junto com tabaco, para o fumo, é conhecida como K4; e quando é borrifada em porções de outras drogas, que podem ser cocaína ou maconha, é chamada de K9.

O que é a K9
A substância química foi criada nos Estados Unidos, na década de 1990. Os canabinoides sintéticos fazem parte de um grupo de drogas chamado novas substâncias psicoativas (NPS, na sigla em inglês).

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

A droga é projetada para se parecer com a maconha, mesmo não possuindo aroma e a aparência da natural, e vem disfarçada de incenso e ervas aromatizadoras, o que não tem nada a ver com a maconha natural. Além de K9, a droga também é conhecida como K2, K4, High Legal, Black Mamba, Cannabis Blends e Spice.

O que são as drogas K2, K4 e K9? A família de canabinoides sintéticos já era conhecida nos Estados Unidos e Europa, chamados de “spice“. Sua formulação vêm dos anos 1990, pelo químico John Huffmann, na Carolina do Sul.

O bromazolam é uma substância de controle especial, incluída na lista de substâncias psicotrópicas (B1) desde 1/12/2022, mas não é comercializa no mercado farmacêutico. As substâncias controladas pela Portaria SVS/MS 344/1998 também se enquadram no conceito de drogas, estabelecido pela Lei nº 11.343/2006.

A K4 é uma substância psicoativa, também conhecida como maconha sintética. Vale ressaltar que a produção desta droga não é feita a partir da folha da cannabis, mas seus efeitos são muito similares.

O canabinoide sintético —ou "maconha sintética"— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.

A droga tem alertado autoridades em todo o mundo em razão dos fortes sintomas de ansiedade, pânico, paranoia e alucinações que os usuários tendem a apresentar após seu uso.

O consumo desse tipo de substância pode resultar em uma variedade de efeitos colaterais, que vão desde agitação, ansiedade, convulsões e paranoia, até vômitos, batimentos cardíacos acelerados, depressão e dificuldade de comunicação.

Ela é projetada para se parecer com maconha, mesmo não possuindo aroma e a aparência da natural, e vem disfarçada de incenso e ervas aromatizadoras, o que não tem nada a ver com a maconha natural, e seu consumo afeta o cérebro de forma diferente do que a droga natural, e, de acordo com o NIDA – o Instituto Nacional de ...

Nos últimos meses, o uso do termo “maconha sintética” foi muito recorrente para se referir às chamadas Drogas K (K2, K4, K9, Spice, K12 dentre outras nomenclaturas), que viraram uma verdadeira preocupação no Brasil.

A substância é a base de canabinoide sintético, mas possui uma potência até 100 vezes maior que a maconha. Segundo especialistas, os efeitos da droga podem ser piores do que o crack. As primeiras apreensões da droga K no Brasil ocorreram no centro de São Paulo, na região da cracolândia.

As chamadas drogas K surgiram em laboratórios e têm como base os canabinoides sintéticos. A explicação é complexa, mas em suma quer dizer que o canabinoide feito em laboratório se liga ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior.

As drogas K, como o K2, K4, K9, também conhecida como spice, black mamba, canabinoides sintéticos ou “maconha sintética”, tem ficado cada vez mais em pauta.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

heroína

Qual a droga mais difícil de largar? Segundo informações de especialistas, a heroína também é uma das drogas mais difíceis de largar, por conta do fato de que a abstinência desse entorpecente é uma das mais intensas do mundo.

Nos Estados Unidos, mais de 70 mil pessoas morreram em 2022 por overdose de Fentanil, fazendo com que a droga tenha sido classificada como a pior do mundo. Com as descobertas no Brasil, a polícia investiga se a droga está sendo produzida e disseminada em território nacional.