O que é justo e injusto?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.

Significado de Injusto
Que não se justifica nem tem fundamento; injustificado. substantivo masculino Algo ou alguém que é injusto: ter a noção do justo e do injusto.

são direitos distintos antagônicos os quais, confrontando-se e um deles prevalecendo, daí dizemos que foi (ou não..) feito "justiça". Usa-se o termo "INJUSTIÇA", quando queremos protestar, espernear, reclamar, lamentar, invejar, padecer, solidarizar com algo, alguém ou acontecimento determinado.

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

Por exemplo, a palavra “justo”, no sentido mais pleno de alguém incapaz de errar (de cometer injustiça), aplica-se a Jeová Deus. Lemos em Deuteronômio 32:4: “A Rocha [Jeová] — perfeito é tudo o que ele faz, pois todos os seus caminhos são justos. Deus de fidelidade, que nunca é injusto; justo e reto é ele.”

A idéia de justiça como caritas ou agápe é "a virtude que consiste na realização do preceito cristão fundamental: ama o próximo como a ti mesmo". Assim, a justiça corresponderia a uma ação altruísta.

1 probo, respeitável, honesto, direito, digno, íntegro, reto, honrado, correto, sincero, sério.

Ser justo é reconhecer lealmente o seu erro ou a sua falta, e não os atribuir a outrem, e ainda menos a um subalterno que não fez mais do que executar, o melhor que pôde e soube e com os meios de que dispunha, ordens imprecisas ou incompletas.

Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.

Há muitas situações que geram injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, a calúnia e a difamação, entre outros.

Que não é justo: 1 desmerecido, imerecido, indevido. Pessoa que não é justa: 2 faccioso, iníquo, parcial.

1. Injustiça legal: cometer atos considerados errados de acordo com a lei, como por exemplo: matar, roubar, etc. 2. Injustiça retributiva: injustiça como atribuição de castigo de forma arbitrária e desproporcional ao ato; como por exemplo: punir um inocente ou não castigar um culpado.

A justiça deve buscar a igualdade entre todos. Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).

É quando não conseguimos pensar em outra coisa a não ser naquilo que está nos perturbando. Quando você se sente injustiçado pode pensar: “isso só acontece comigo“ ou “não nasci para ser feliz“.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

É preciso respeitar as leis, cumprir deveres, garantir direitos, mas nunca sacrificando a justiça. A máxima aristotélica pode certamente nos ajudar na compreensão e no agir: “não é justiça que faz os justos, são os justos que fazem a justiça”.

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.

Sócrates diz que os justos têm uma vida melhor e são mais felizes que os injustos. Tudo o que é privado de sua virtude própria não pode desempenhar bem a sua função, pois só existe uma virtude se uma função é bem realizada.

Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça?

Resposta: Injusto. Explicação: Pois mostra que ninguém é perfeito, e não dá pra ficar se fazendo de "justo" o tempo todo, porque no final acabamos errando em algo e além disso acaba parecerendo ser uma pessoa soberba.